terça-feira, 29 de dezembro de 2020
LENDO.ORG (25)
sexta-feira, 18 de dezembro de 2020
LENDO.ORG (24)
Li 25 livros neste ano. Sei porque anoto o dia em que termino, o autor, a editora e, aí é que são elas, a avaliação de cada um. Nota mais alta para o que me emociona mais. Esses dois tiraram 9,5. Um é monstruoso de bom. Frankenstein, de Mary Shelley. Como ela pôde escrever essa obra-prima com apenas 19 anos? Um tratado sobre a soberba humana, que pode levar à destruição. Mas também sobre o amor. Um livro profundamente humano. Recomendo demais. O outro encontrei em um sebo na Penha. R$ 5,00. Peguei na hora, lembrando do filme que possivelmente mais assisti na vida: Horizonte Perdido, de James Hilton. Foi difícil ler sem ambientar as páginas do livro nas cenas do filme... Enfim, um faz jus ao outro. Basta dizer que esse romance criou a idílica cidade de Shangri-lá, no Tibete remoto, onde se pode viver 200 anos, com saúde de 40, desde que... bem, leia o livro pra saber. Boas Festas!
sexta-feira, 11 de dezembro de 2020
LENDO.ORG (23)
quinta-feira, 3 de dezembro de 2020
LANCES URBANOS (60)
quarta-feira, 25 de novembro de 2020
SAUDADES... (42)
Guardo essa foto há 30 anos. Foi uma jogada linda do gênio. Copa de 90. Maradona manda o Brasil para o espaço. Passa por três brasileiros como um relâmpago, como um chicote ardido, e no instante da foto enfia para Cannigia finalizar, Argentina 1 Brasil 0. Um dos gols mais lindos que vi. Dos que vi jogar, o maior. Estou triste pra cacete!
Diego Armando Maradona (1960 - 2020) |
segunda-feira, 19 de outubro de 2020
quinta-feira, 8 de outubro de 2020
SAUDADES... (41)
![]() |
Zuza Homem de Mello (1933 - 2020) (foto: Daniel Teixeira/ Estadão Conteúdo, in g1.globo.com) |
segunda-feira, 5 de outubro de 2020
LANCES URBANOS (59)
"Sem um centro, não existem periferias". Parece um postulado matemático, não? Mas foi essa exata frase que o editor da seção de cartas do Estadão cortou. Tudo bem, o importante é ser publicado rsrs, mas insisto na ideia: as periferias de São Paulo só existem porque um dia, lá atrás, houve um centro digno, referência. Hoje o centro está abandonado, para não dizer destruído. E no debate nenhum candidato citou o centro. Que lástima!
![]() |
Cartinha no jornal impresso de 03/10/2020 |
quinta-feira, 1 de outubro de 2020
SAUDADES... (40)
sábado, 26 de setembro de 2020
LIXA GROSSA & CIA LTDA (52)
Vamos combinar que faltava rolar na grande imprensa uma pequena chacoalhada, pra fazer lembrar e relembrar o triste momento sócio-político que o país atravessa. A autora dessa singela ousadia foi Carol Solberg, jogadora de vôlei de praia que eu não conhecia, tive o prazer de conhecer e saber, inclusive, que ela é filha da icônica jogadora de vôlei Isabel (por que icônica, aqui). Carol disse isso aqui ao final de uma competição. Olha, eu nunca curti vôlei de praia, mas vou dizer que estou começando a amar!
![]() |
Carol Solberg foto Wander Roberto/ InovaFoto/ CBV |
domingo, 20 de setembro de 2020
LIXA GROSSA & CIA LTDA (51)
sábado, 12 de setembro de 2020
SAUDADES... (39)
Me formei em Economia há 33 anos, e nesse período oscilei grandes proximidades (fui analista financeiro) e enormes distanciamentos (passei anos sem abrir o caderno de Economia dos jornais) dos affairs dessa atividade. Porém sempre admirei economistas em que percebesse uma pitada (grande ou pequena) de humanidade. Afinal, Economia é uma carreira de Humanas, ligada a como concatenar todas as atividades que nós, humanos, inventamos de criar. Trata a Economia de fazer a máquina andar com o maior benefício para toda a sociedade. Pelo menos esse é o desejo. E aí é que entra a admiração por Amir Khair. Seus textos, que lia no Estadão, me cativavam pela preocupação com a busca da melhor atuação econômica pelo Estado. Taxa de juros elevada, lucros gigantescos dos bancos, dinheirama das reservas cambiais parada no Banco Central, tudo isso o preocupava, pois afetava a vida da população. Assim um dia o chamei por email para fazer parte do grupo Caros, que toquei por uns anos. Ele aceitou. E respondia às mensagens que eu enviava, mostrando um grande caráter. Foi secretário das Finanças da cidade no governo Erundina. Hoje de manhã dou com a notícia de sua morte (aqui), e fico sinceramente chateado...
![]() |
Amir Khair (1940-2020) (foto: Tamna Waqued/ fiesp.com.br) |
domingo, 30 de agosto de 2020
LENDO.ORG (21)
Eu não esperava essa notícia triste, apesar de saber que a Cachoeirinha é um dos distritos mais afetados pela pandemia: o Sebo do Roberto fechou porque a covid levou o Roberto. Sempre que passava na rua modesta batia os olhos para a casa simples, térrea, que não disfarçava pela varanda haver ali o comércio que eu mais amo: de livros usados. Aquela casa era um sebo, eu descobri há alguns anos. E por duas vezes entrei, sendo atendido por um senhor meio da minha idade (descobri agora que 5 anos mais velho), firme e honesto. O sebo ocupa (ainda) a varanda e a sala principal da casa, e foi com alguma insistência que consegui entrar: a sua mulher, Beth, ainda não assimilou a perda do marido para a pandemia, faz poucos meses. Por uns 30 minutos fiquei ali, oscilando humores, ora ávido de encontrar publicações de interesse (e encontrei algumas), ora cheio de respeito, afinal aquele era o espaço sagrado de trabalho de um homem recém desencarnado (também oscilo entre gostar e repudiar esse verbo). Enfim fiz as duas coisas, reverentemente escolhi 5 livros, mas, surpresa boba, dona Beth disse que Roberto não tinha máquina de cartão. Disse mais: que ele gostava de vender porque sabia que a pessoa ia ler, e que ele andava feliz, porque estava vendendo bastante livros no começo da pandemia... ia muito à papelaria e ao correio... puxa vida... Enfim, eu estava com pouco dinheiro na carteira, deu pra levar um Herman Hesse que já li, adorei, emprestei, e agora vou reler... minha vida é reler... Combinei de voltar para levar os outros... não pretendo barganhar o preço na capa, em respeito ao mercador ausente... Por enquanto o sebo está ali intocado... Mas os sebos, pelos mais diversos motivos, estão em extinção... Meu aceno para o Roberto, também conhecido como Guerra...
quinta-feira, 27 de agosto de 2020
SAUDADES... (38)
Puxa, superficialmente, é difícil dizer que Washington Novaes morreu feliz. Pois é claro que ele se foi com o senso de dever cumprido, pai de quatro filhos, sete netos, jornalista atuante nos maiores veículos do país, como pioneiro na área ambiental, com muitos prêmios conquistados (aqui) por seus documentários, especialmente sobre os índios desse Brasilzão depauperado... Conheci mais de perto Novaes através de seus aguardados textos às sextas-feiras no Estadão, sempre sobre meio ambiente, informações bem pesquisadas... Respondeu a alguns emails que mandei, mostrando presença de espírito... Ele batalhou muito pela causa ecológica, então, por tudo isso, vê-se que a felicidade sempre rondou a vida desse homem. Mesmo assim, como não achar que ele morreu com um boa pitada de tristeza, vendo o descalabro criminoso que impera na área ambiental?...
![]() |
Washington Novaes (1934 - 2020) (foto: folha.uol.com.br/TV Anhanguera) |
quarta-feira, 26 de agosto de 2020
LANCES URBANOS (58)
Todo o povo que desce a São João, dos dois lados, querendo atravessar o Anhangabaú, dá de cara com os tapumes que cercam a obra no vale . Tendo que contornar, os pedestres são jogados, na altura da praça do Correio, em uma calçada, ou melhor, picada, de pedriscos, apertada entre os tapumes e a via de trânsito. Já seria bem ruim se, de repente, não surgisse esse obstáculo de foto, obrigando os paulistanos a circular pelo asfalto da rua! Repito: todo o povo que desce a São João é jogado para isso aí. Estava assim na tarde de ontem. Vi aí a cara da prefeitura da cidade, e o seu respeito com o centro, com os seus moradores. Ou seja, nenhum!
![]() |
Na tarde de 25/08/2020. |
sexta-feira, 14 de agosto de 2020
LANCES URBANOS (57)
Ainda causa estranheza, passados 5 meses de pandemia, ver as ruas vazias em um centro empresarial como é a Vila Olímpia. Essa calçada deserta é a do Shopping Vila Olímpia, em plena quinta-feira, 15h30. Nos prédios as recepções estão às moscas, com poucos atendentes, movimento mínimo, quase todos trabalhando em home-office. Fôssemos um país desenvolvido, essa situação seria analisada e o limão viraria uma limonada: haveria um planejamento para melhorar o trânsito e desafogar o transporte público, que é o grande sacrifício diário da população. E o "novo normal" de uma mobilidade mais digna surgiria, com um novo modelo de trabalho, em parte presencial, com novos horários, em parte home-office. Mas que nada! Se você pensa em "planejamento", vão dizer: "comunista!". A preguiça e a burrice ditam as regras..
![]() |
Não é Domingo! Rua das Olimpíadas às 15h30 de um dia útil. |
quinta-feira, 13 de agosto de 2020
LENDO.ORG (20)
De cabeça conto 9 sebos no entorno da igreja de São Gonçalo, na praça João Mendes. Ontem entrei no sebo João Batista, que nem placa tem, na esquina das ruas Álvares Machado e Rodrigo Silva. Entrei atraído pelo cartaz modesto: todos os livros a R$ 10,00. O João Batista foi trazendo livros do meu interesse, cidade de São Paulo, e alguns deles, de verdade, valiam bem mais. Mas entendi a proposta do atencioso alfarrabista: desovar seus livros sem burocracia, nesses tempos de pandemia de corpo e de mente. O João Batista trabalhou quase 25 anos no tradicional sebo Brandão. Depois teve por 5 anos uma banca de usados ali ao lado na praça Carlos Gomes. Há apenas 2 anos abriu essa lojinha. Sem nenhum traço de comerciante ávido ou espertalhão, pelo contrário, ficou me mostrando umas aquisições especiais que fez, acho que não é toda hora que entra um cliente tão interessado em prosa... Apesar da pressa, fiquei quase uma hora. 16 livros é fácil saber quanto gastei. Alguns estão na foto... Recomendo o João Batista.
quarta-feira, 5 de agosto de 2020
SHOW DE BOLA! (105)
sexta-feira, 31 de julho de 2020
LIXA GROSSA & CIA LTDA (50)
![]() |
Tchau Marcelinho Carioca! (foto: Prisco del Gaiso/Placar, in corinthians.com.br) |
quinta-feira, 30 de julho de 2020
quarta-feira, 29 de julho de 2020
LANCES URBANOS (55)
![]() |
Ponte das Bandeiras esfarrapada! Em 28/07/2020 |
quarta-feira, 22 de julho de 2020
LENDO.ORG (19)
![]() |
Compre na Amazon ou direto com a editora Per Se. |
sábado, 18 de julho de 2020
SAUDADES... (37)
![]() |
O paulistano José Paulo de Andrade (1942-2020) |
quinta-feira, 16 de julho de 2020
LANCES URBANOS (54)
![]() |
Av. 9 de Julho na década de 1970. (foto: grupo AMO SP do Face) |
segunda-feira, 6 de julho de 2020
LIXA GROSSA & CIA LTDA (49)
No Estadão impresso de 05/07/2020 |
sábado, 30 de maio de 2020
LIXA GROSSA & CIA LTDA (48)
![]() |
Página inteira no Estadão de 30/05/2020 |
quinta-feira, 28 de maio de 2020
domingo, 24 de maio de 2020
SHOW DE BOLA! (104)
![]() |
Av. Luis Inácio de Anhaia Melo hoje, às 17h15. |
sábado, 23 de maio de 2020
LIXA GROSSA & CIA LTDA (46)
![]() |
Charge de Laerte |
terça-feira, 19 de maio de 2020
SHOW DE BOLA! (103)
Praça da Sé em 1976. Cena do curta-metragem. |
sexta-feira, 15 de maio de 2020
LIXA GROSSA & CIA LTDA (45)
A Terrível Distopia de Bolsonaro.
Cada peça de informação dessas é uma fake news. Mas o conjunto forma um universo inteiro que tem sua lógica interna e apresenta uma visão de mundo. Isto é gaslighting. O termo vem de uma peça importante do Modernismo inglês, Gas Light, escrita em 1938 pelo dramaturgo Patrick Hamilton. No cinema, teve como atriz Ingrid Bergman. A história tem no centro um casal em que o marido manipula psicologicamente sua mulher até que ela começa a duvidar de sua própria memória e percepção.
Como estratégia política de comunicação, gaslighting é a mesma coisa. É a criação de um universo paralelo que, repetido consistentemente, passa a se tornar crível para alguns. Mas o processo não se dá apenas pela criação destas versões, ela inclui também uma técnica de ação que ocorre via redes sociais. Não é complicada: uma pessoa conhecida, com muitos seguidores e que defenda um ponto de vista, é desafiada com um argumento fantasioso. Não é raro que responda com desorientação. Porque não basta um contra-argumento. É preciso questionar toda a premissa que sustenta o desafio, é preciso provar que aquele mundo não existe. Porque esta pessoa tem muitos seguidores, aquele diálogo vai ganhando audiência.
Este Brasil paralelo vem sendo construído pelo escritor Olavo de Carvalho e seus seguidores há bem mais de uma década. Com a emergência das redes sociais, ganhou dinâmica e volume. E quando Jair Bolsonaro cita em suas lives ou comenta nas entrevistas à porta do Alvorada alguma destas histórias, ele só as torna mais plausíveis. Afinal, trata-se do presidente da República. O problema é o seguinte: continua sendo tudo mentira.
O Brasil paralelo não existe. Este é um dos problemas deste governo. Ele trabalha na mentira. E a arquitetura de comunicação baseada em redes sociais facilita a construção desta obra fictícia. Que, com o coronavírus, se tornou uma distopia terrível.
![]() |
imagem: blogs.correiobraziliense.com.br |
sábado, 9 de maio de 2020
quinta-feira, 7 de maio de 2020
SHOW DE BOLA! (102)
terça-feira, 5 de maio de 2020
SAUDADES... (36)
![]() |
Compositor Aldir Blanc (1946-2020) (foto: brasil247.com) |
sexta-feira, 1 de maio de 2020
LIXA GROSSA & CIA LTDA (43)
![]() |
Raí na Fundação Gol de Letra, no Tremembé. (foto: rai10.com.br) |
terça-feira, 28 de abril de 2020
LENDO.ORG (18)
![]() |
Adicionar legenda |
quinta-feira, 23 de abril de 2020
LIXA GROSSA & CIA LTDA (42)
Se não acabarmos com a indústria do fake news, a indústria do fake news acaba com o Brasil. O jornalista Eugênio Bucci mostra isso no artigo de hoje, que colei abaixo. Triste momento que precisa ser superado.
![]() |
Artigo de Eugênio Bucci no Estadão (23/04/2020). (imagem: reamp.com.br) |
quarta-feira, 22 de abril de 2020
35 ANOS
![]() |
Foto: blog Em Belisário - MG |
sexta-feira, 17 de abril de 2020
LENDO.ORG (17)
![]() |
Ler oferece benefícios físicos e mentais, segundo o dr. Peter Liu. |
quinta-feira, 16 de abril de 2020
quarta-feira, 15 de abril de 2020
LIXA GROSSA & CIA LTDA (40)
QUALIDADES DE LIDERANÇA QUE O MOMENTO EXIGE
![]() |
Liderança. (foto: blog.ipog.edu.br) |
sábado, 11 de abril de 2020
A HORA DA VERDADE
![]() |
(foto: iquilibrio.com) |