Fui dormir meia-noite e cedinho, às 6, desci pra pegar o jornal. Ainda me surpreende (já disse aqui) essa tecnologia de papel impresso ... A notícia que me fez dormir feliz já no cantinho da capa, deixa eu ver... opa! Ao lado dela, uma notícia que me deixa indignado. E outra que me dá esperança... Adepto do Filtrismo (aqui), deveria parar por aí com as notícias... A da alegria, passa rápido, que futebol hoje comove dez minutos e evapora. A da indignação... como pode um bando de vagabundos ficar causando na mesa do Congresso, pedindo "anistia", em defesa de um desqualificado, desumano e desalmado? Ah, só mesmo o sprit de corps (chique em francês), aquilo que une iguais. São agradecidos (essa qualidade eles têm) a quem que os colocou no centro do poder, e de lá não vão desatarrachar (é tão bão o que tem de mordomias, é tão bão o que tem de regalos e de soporíferos, que imediatamente esquecem de onde vieram, tudo que prometeram quando pediram votos), se atarracharam na poltrona alta do gabinete e agora pra tirar nas urnas nem a fórceps... Eta Brasil que a gente não supunha, mesmo quando tinha Moral e Cívica e OSPB no ginásio, a gente não supunha que degradaria pra essa avacalhação... Cadê os capazes? Não tem gente decente pra mudar isso pelamordeDeus?! Cadê os jovens que nos orgulhem e não nos engulhem?? Mas se o mundo todo está se degradando a olhos vistos... Não há rincão (Nepal? Chapada?) que não esteja degradado, vide Israel, caramba!, era o paraíso na terra e hoje é (está) um inferno... por conta de uns desgraçados no poder! Se até o potente e admirado tio Sam degenerou no que está lá, e segue crescendo (Democratas esfarelam!), porque não o Brasilzão? Ah, o Brasilzão não!, que aqui é trópico tá ligado? É terra do samba e da Bossa Nova, da arte na música e no futebol, da improvisação e da fé no concreto, que aqui é terra do muito-ainda-a-fazer-em-defesa-dessa-gente-sofrida... Mas cadê os capazes? Aí, meio como Álvaro de Campos em Tabacaria, que foi à janela procurar toda a humanidade na sua rua, abro a varanda pra Vila Mariana (que sortudo que sou!), mesmo nessa Paulicéia, mesmo com essa toxidade toda, daria pra viver... mas tem um puta BARULHO em todo canto! Aí a terceira notícia, a Frente Cidadã pela Despoluição Sonora (aqui). Uns gato-pingado lutando contra o tsunami de barulho... é um bafejo de esperança.
![]() |
Um cantinho de notícias na capa do Estadão de hoje. |
Muito bom!!
ResponderExcluirObrigado prezado anônimo! Ou será anônima? Esse sistema do blogspot...
ExcluirÉ difícil encontrar por onde começar. Acompanhei a entrada do presidente da casa, que foi ficando menor quanto mais tentava avançar. Acuado, inexperiente, dependeu da articulação de quem realmente detêm o poder, para protagonizar uma cena preocupante, mais uma. Um parlamento tão raso que sequer entendeu o que estava acontecendo: a repetição da cena que os moveu àquele lugar. Por qual motivo não incendiaram ou quebraram tudo como antes, permanece um mistério. O que ainda pode acontecer? Tudo.
ResponderExcluirMuito peso-pena esse presidente da Câmara, ne André? Será isso bom ou mau? Sim, o que pode ainda acontecer?... Abração!
ExcluirSobre o seu texto duas frases para esse bando de idiotas bolsonaristas: “Os idiotas sempre existiram, mas a internet universalizou a idiotice” - Umberto Eco (1932-2016) escritor e filósofo italiano. Outra: “Os idiotas ainda vão tomar conta do mundo não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos” - Nelson Rodrigues (1912-1980) jornalista e escritor brasileiro
ResponderExcluirPensadores maravilhosos, frases incríveis! Valeu Geraldo!
ExcluirAo pedirem anistia para o 8 de janeiro, esses vândalos criam um minigolpe: o 6 de agosto. É a antipolitica caminhando a passos largos.
ResponderExcluirUm mini-golpe! Tentaram isso também. Estão tentando! Que tristes trópicos... Valeu anônimo(a)!
ExcluirMais uma do túnel do tempo: Educação Moral e Cívica e OSPB...
ResponderExcluirMe pergunto se tais disciplinas surtiram algum efeito no espírito da população... Mas o assunto é complexo. Outra hora... Deixemos o Congresso, as Assembléias, as Câmaras com seu espírito de porco (me perdoem os porquinhos).
Tinha esquecido do "Educação" no Moral e Cívica rsrs. Foi até um mal menor daquele período. Acho. Precisamos resgatar o Achismo! Todo mundo com muitas certeza ne Rosalia? Obrigado!
ExcluirTe prepara que vai piorar antes de melhorar…
ResponderExcluirO medo é que piore tanto que não dê mais para melhorar... É... Valeu Roberto!
ExcluirTriste fim de Policarpos... "Cadê os capazes..." é a melhor expressão do inconconformismo dos quase conformados (nós).
ResponderExcluirAbraço fraterno.
Quase conformados... porque nossa geração teve suas batalhas ne Will? Dureza ter que encarar essa também...
ExcluirAbração!
É, meu amigo, o poço não tem fundo...Mais do que a repetição do 8 de janeiro, o que me preocupa é o quanto esses últimos acontecimentos têm de ensaio para 2026.
ResponderExcluirPois é... estão ensaiando todos os dias, forçando os limites... E sabemos que os limites, nossas instituições, são falhas e frágeis. Vão resistir? Abração Felipe!
ExcluirRealmente, um bando de vagabundos que não se importam com o povo, o negócio deles é proteger o chefe da quadrilha.
ResponderExcluirSem tirar nem por. Valeu Rui!
ExcluirÓtimo texto...difícil comentar...vivemos dias sombrios...e, acrescento à sua indignação, a vergonha.
ResponderExcluirSombrios e vergonhosos. Há de passar. Obrigado Áurea!
Excluir