segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

UM NOVO TEMPO... (8)

É, um filtro. Ainda tem em casa? Fui pra Minas e estranhei o filtro, só no terceiro dia experimentei, e que delícia (água quando se tem sede é das três coisas mais gostosas do universo). O que tem o filtro? Seguinte: tem que filtrar. Tem que filtrar tudo. Se não reparou repare. Filtrar pra pôr pra dentro. Filtrar pra pôr pra fora. Quem não filtra se expõe. Quem não filtra espalha. Tudo mesmo? Sempre? Isso, pensadamente, lembradamente (a gente esquece) até que se torne natural, quase imperceptível, uma arte, o filtrar. E vire fluxo cristalino, aquela fonte ininterrupta e benfazeja que admiramos nas matas... A natureza filtra, nada é excessivo. Disse o poeta que a calma sabedoria é calar, calar. Exagerou. Filtrar tá de bom tamanho. Um exercício. Agradeço (e nem sempre entendo) quem filtra. Dá vontade de inaugurar uma religião, o Filtrismo... Filtro e encerro. 

Anúncio em shoppingdofiltro.com.br 


29 comentários:

  1. Boa mensagem... E, tenho um filtro de barro!!!! Acho que sou antiga!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aurea! Essas coisas boas de antigamente ne? rsrs. Obrigado!

      Excluir
  2. Água com gostinho de barro, huuummm rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e ainda cristalina ne anônimo? Obrigado!

      Excluir
  3. Aqui em casa o meu filtro é de barro e a vela é de tríplice ação. Marca Stefani. Excelente. Eu sou tiete do filtro de barro... Água tem sabor especial, fresca em uma temperatura agradável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida prima The, é isso mesmo, a água fica linda e perfeita ne? Bj

      Excluir
  4. Temos que filtrar também as informações que chegam até nós. Para depois passar elas para as outras pessoas, menos contaminadas

    ResponderExcluir
  5. Adoro água de filtro de barro, tem gostinho de terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E no calor aí da Bahia cai super bem, ne Zélia? Obrigado!

      Excluir
  6. Meu pai é mineiro e, quando eu era criança, sempre passávamos as férias na terra dele: Rio Preto. Quantas boas lembranças! E o filtro de barro com certeza é uma delas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rio Preto, perto de Juiz de Fora? Não conhecia, vi agora no googlemaps... rsrs. Fui muito pra JF na adolescência, tenho primos lá. Minas é um mundão ne Felipe? Obrigado!

      Excluir
    2. Exatamente! Cidade pequenininha. Fica bem na divisa do Estado. Do lado de MG, a referência é Juiz de Fora. Do lado do RJ, é Valença.

      Excluir
  7. Tudo interessante este texto. Realmente na vida temos que filtrar tudo. Amigos, nossas palavras, alimentos , atividades etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, querida Creusa! Abraço em todos aí em Wagner.

      Excluir
  8. Uso o filtro de barro desde que nasci! Tecnologia perfeita e barata! O filtrar é algo inerente a nós e a muitos seres: filtamos o ar, as plantas "filtram" a luz, é uma tecnologia inerente à vida... E se não filtrarmos pensamentos e informações despejadas aos montes nas redes sociais, entramos em colapso, ficamos abilolados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida abilolados Rosalia! Uma honra ter seus comentários no blog. Obrigado!

      Excluir
  9. Temos um legítmo São João comprado na centenária Casa dos Filtros na Rua Rego Freitas. Já escutei que é considerado um dos melhores do mundo. Não abro mão.

    ResponderExcluir
  10. Casa dos Filtros da Rego Freitas! Isso é uma coisa muito paulistana! Valeu Sérgio!

    ResponderExcluir
  11. Se inaugurar o Filtrismo, prometo ser adepta, fiel e divulgadora da religião. O único problema é eliminar a sujeira que ficará retida. Diferentemente dos filtros convencionais, não seremos capazes de remoção pra troca; só breves reparos ao longo da vida.🤔

    ResponderExcluir
  12. Ah, queria saber quem é essa primeira discípula! rsrs. Creio que os sacramentos dessa religião tratarão de entender e resolver essa questão dos resíduos, que você lembrou bem, é fundamental. Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Filtrar é necessário e se for possível "purificar"... Digerir também é um processo interessante. Assim vamos poder viver melhor.. rsrs Analogias ou não, cabe refletir, meu querido Brito.

    ResponderExcluir
  14. Filtrar purificando, é muito bom isso ne Shi? Nossa contribuição para esse mundo tão... poluído. Obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Brito, eu que agradeço por suas matérias! Parabéns pelo seu Blog. O Britadeira sempre nos traz otimos temas!

    ResponderExcluir
  16. Também quero aderir ao “filtrismo”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um! Que ótimo! Acho que já somos 3 ou 4 filtristas rsrs. Abração Anael!

      Excluir