Creio que Pinheiros, em São Paulo, é o bairro mais exemplar de uma "cidade de 15 minutos" (aqui). Sonho de consumo urbano: tudo perto, a poucos passos dos moradores. Por isso suas calçadas estão sempre cheias de gente pra lá e pra cá. Percebi isso ao chegar no bar Colchete para a confraternização de fim de ano do valioso coletivo Frente São Paulo pela Vida. Valioso porque a vida não é só consumir, não é só construir prédios gigantes onde existiam casas, avenidas para novos congestionamentos, túneis para os motoqueiros espocarem seus escapamentos... A vida urbana também (e para os obtusos repito o "também") pede áreas verdes, horizontes livres, investimento em transporte coletivo, cuidado com as nascentes e córregos, para a vida ser mais completa, mais saudável. Esse desejo uniu essa galera "nota 10" uns anos atrás, pra batalhar no cotidiano uma guerra interminável por uma cidade mais justa e sustentável. As pautas do dia são muitas: o cancelamento da obra do túnel na av. Sena Madureira (uma reunião na mesma hora impediu a turma da Vila Mariana de ir à confraternização), a rejeição na Câmara do PL 799/24, que absurdamente quer dizimar um maciço verde de 10.000 árvores para ampliar um aterro sanitário em São Mateus, a preservação do oásis de casas da Vilas do Sol em Pinheiros, o não à ampliação da rodovia Raposo Tavares sem ênfase em transporte coletivo, a criação de mais parques (como o parque Matarazzo na Casa Verde), entre outras lutas cidade afora. E assim coletivos, associações, ativistas e vereadores progressistas têm se encontrado nas ruas, nas audiências públicas, pra chacoalhar o desinteresse, brecar disparates, propor alternativas. E nessa época do ano, também para celebrar a amizade e regar esperanças. Assim seja em 2025, juntos pela vida em São Paulo.
Frente São Paulo pela Vida |
Parabéns pela iniciativa!
ResponderExcluirImportante celebrar as conquistas até o momento, que não foram poucas, frente à dificuldade dos desafios...
Que o grupo se mantenha sempre motivado, forte e atuante... e não pare de crescer ...
abs
Assim seja, Brasileiro. Valeu!
ExcluirMuito bom estar junto com essa galera meu amigo Britto
ResponderExcluirValeu Maurício, grande defensor das águas paulistanas!
ExcluirParabéns! A luta constante de pessoas assim nos abre um ar de breve alívio e repõe a fé de que podemos planejar melhor e com maior sustentabilidade as necessidades urbanas diante de muitos disparates das gestões governamentais. Por vezes com decisões que não priorizam o meio ambiente e comunidade como um todo. Me sinto até algumas vezes culpado de não estar ativo nessa luta, também por motivos pessoais e de saúde mental abalada não só por questões internas como algumas externas ao ver tanto descaso com o básico necessário para a evolução humana, tal como o cuidado com a sociedade. Obrigado! Boas festas!
ResponderExcluirVocê é uma pessoa especial. Muito obrigado e Boas Festas também!
ExcluirParabens pra esse grupo privilegiado que se importa com a vida e a qualidade natural dela!!!
ResponderExcluirQuerida pessoa anônima, muito obrigado por essa percepção!
ExcluirNão pude ir por estar acamado
ResponderExcluirMas me senti junto e misturado
Nas lutas da Sena, da Raposo, São Mateus
Com alegria e amizadr
Oi Roberto! Quer dizer que o departamento médico não te liberou pra partida ne? rsrs. Rapaz, estou torcendo por sua recuperação! Valeu!
ExcluirQue beleza, todo mundo aí. Que cena bonita.
ResponderExcluirValeu Fábio! Sentimos sua falta lá.
ExcluirInfelizmente não pude participar, mas é muito gratificante ver essa foto e sim, celebrar com quem está à frente de todas as lutas por uma cidade melhor, mais verde, justa e sustentável! Parabéns pela iniciativa, Britto!
ResponderExcluirSei que você é uma batalhadora, está na causa da Raposo Não!, ne? Valeu Fabíola!
ExcluirGratidão pelo apoio, força e união de todas as causas!
ResponderExcluirE a sua causa é a do parque Matarazzo, na Casa Verde. Valeu pela presença Rosângela!
ExcluirQuem dera se os governantes fossem tão bem-intencionados em resolver os problemas da sociedade, além dos da própria vida. Se ao menos ouvissem e respeitassem o que as associações dizem e porque lutam, já seria um grande avanço
ResponderExcluirAo menos ouvissem, ne Danilo? Valeu!
ExcluirMuito legal a reunião. É isso mesmo, reunir a turma que agita para construir uma cidade melhor. Como vc sabe não consegui ir por conta da reunião na Assembleia, mas mesmo longe estamos juntos.
ResponderExcluirAbraço
É isso aí Paulo! Boa sorte na eleição do CPM dia 15.
ExcluirQue encontro incrível! Nesse não deu. Estarei no próximo com certeza!
ResponderExcluirApesar de "Unkown", será muito bem recebida, ou recebido rsrs. Valeu!
ExcluirNão conhecia esse coletivo. Parabéns ao Britto e aos demais participantes pelo trabalho e união! Boas festas a todos!
ResponderExcluirValeu Felipe! Que possa conhecer melhor e participar em 2025. Ótimas festas pra você e família!
ExcluirPARABÉNS! GRANDE ENCONTRO!
ResponderExcluirSentimos sua falta Maria Laura. Valeu!
Excluir