O triângulo equilátero é simpático: tem os três lados iguais, a mesma medida, equilíbrio total. De uns tempos pra cá me apaixonei pelo triângulo equilátero, mas não era assim. Explico. Sempre gostei da abordagem antroposófica, da análise da vida dividida em setênios. Subgrupos de 7 anos (setênios), formando os grande grupos das estações da vida, de 21 em 21: Primavera até os 21 anos. Depois o Verão até os 42. Aí começa o Outono até os 63. E então (finalmente?) o Inverno, até os 84 anos. Bom, e depois dos 84? A grande pensadora desse tema, a sábia senhora Gudrun Burkhard, detalhou no livro "Tomar a vida nas próprias mãos" as quatro estações, e depois lançou o "A Vida após os 80 anos", porque hoje (mais do que nunca) a vida continua depois dos 84. Muito bem, muito bonito, mas então pensei em simplificar esse entendimento esquemático (matemático?) da existência. Não mais 4 etapas de 21 mas, veja só, 3 etapas de 30 anos. E aí o triângulo equilátero assomou: a vida percorrida em 3 retas de igual tamanho. Do ponto A ao ponto B, os 30 anos da reta inicial, ensolarada, intensa, veloz. Depois, do B ao C, a aresta dos 30 aos 60 anos (eta aresta boa e longa!), e finalmente a reta (a melhor?) dos 60 aos 90. Onde você está nesse desenho simplificado da vida? Eu acabei de fazer a última curva (que como podem ver é bem aguda, como a querer cortar laços com o passado), acelerando (até quando?), do C ao A. E aí? O que você acha? Traduz a existência? E o que vem depois dos 90 (se você teve gasolina)? A bandeira quadriculada? Vitória?
![]() |
fonte: http://commons.wikimedia.org |
Sensacional! A vida toda em três minutos!
ResponderExcluirÉ mesmo! Passa voando! rsrs. Obrigado Ana!
ResponderExcluirEntrando no inverno. Tempo de hibernar para chegar aos 84 tendo muita energia para desabrochar de novo.. : ) !!
ResponderExcluirQue proposta interessante, hibernar no Inverno, dos 63 aos 84 e acordar disposto. Será viável querido(a) anônimo(a)? Valeu!
ExcluirSi on Avait Besoin d'une Cinquieme Saison
ResponderExcluirSó esse meu primo de JF mesmo! "Se tivéssemos necessidade de uma quinta estação". Um álbum de uma banda progressiva de Quebec. Ele também é fãzão do Yes. Valeu primo!
ExcluirBem interessante, gostei bastante … mas de um jeito ou de outro, me encontro na última fase da vida que representa muitas boas reflexões !
ResponderExcluirEntão aproveite bastante, querido(a) anônimo(a). Valeu!
ExcluirUma reflexão pertinente.
ResponderExcluirEsse é o espírito, Roberto: ser pertinente sempre que der. Valeu!
ExcluirUma reflexão super interessante
ResponderExcluirDireto de Wagner- BA! Obrigado prima!!
ExcluirMuito interessante essas considerações sobre a vida.
ResponderExcluirDevemos aproveitar todas essas fases. Já estou na última fase.
Vivi bem todas elas e graças a Deus ainda vivo.
Tenho saúde, família, amigos e fé e confiança em Deus
Parabéns
Tem tudo ne prima? Obrigado!!
ExcluirMaravilhoso! Já havíamos abordado esse tema...
ResponderExcluirGrande abraço!
Sim, sempre temos muito papo pra bater ne primo? Abração!
ResponderExcluir"Quem for valente, que siga Parra"
ResponderExcluirO google me salvou Felipe! rsrs. Valeu!
ExcluirAmei!!! perfeito!
ResponderExcluirQue alegria Marcia! Abraços na turma aí no Rio!
ExcluirQue complexidade os seus questionamentos hein??!! Fiquei ate zonza... Mas a vida é assim complexa, intensa com inúmeros desafios e transformações... e me encaixo 30 aos 60 anos (B-C)... e que venha os 60 anos até +90 com muita gasolina... acho que a gasolina deve super aditivada... um beijo em seu coração.
ResponderExcluirCom muita gasolina aos 90?? rsrs. Obrigado querida prima The, direto de Curitiba! Bj!
ExcluirEstou em pleno inverno . AMEI
ResponderExcluirFico muito feliz Laura! Obrigado!
ExcluirBoa pergunta!!!
ResponderExcluirSe eu me inspirar nos meus pais, ele nos deixou aos 87 anos, e ela partiu no dia que completou os 99 anos, terei que estudar mais do que já sei sobre longevidade feliz e saudável.
E estudar também como ter renda extra, para ter os recursos necessários para uma Vida plena e digna!!! (qto mais velhos, mais caro é manter-se vivo
Seus pais lá da querida Itatiba ne Cida? Obrigado!
ExcluirEu sigo correndo… procurando um sentido no meio de tantas barbaridades que nos cercam nesta vida… ridícula e quotidianamente aflita… do C ao A, sob a impressão que o A se encontra no infinito… não tem fim…
ResponderExcluirE talvez não tenha fim mesmo ne Maria Luisa? O que sabemos? Obrigado!!
Excluir