Como em 2022 (aqui) e 2023 (aqui), hora de fechar a contabilidade de livros lidos, os melhores do ano, quanto gastei com livros em 2024... Se o Brasil perdeu 6,7 milhões de leitores nos últimos 5 anos, conforme pesquisa do Instituto Pró-Livro (aqui), ou seja, se a cultura brasileira tomou um 7 a 1 vergonhoso, não joguei nesse time. Li 30 livros, gastei mais R$ 4 paus neste ano com essa minha cachaça, e a menos que eu pire de tanto ler, como aconteceu com Quixote, quero bater esses números em 2025. Quem dera. Continuam dizendo que sou o aposentado mais agitado do Brasil, mas não importa. O importante é querer lê-los e conseguir cavar um tempo diário pra eles. No fim do ano é mais difícil, atarefado, por isso não estou conseguindo terminar o não ficção mais querido do ano: Em Busca da alma brasileira - Biografia de Mário de Andrade, de Jason Tércio. Um catatau de 500 páginas. Estou em 1927. Mário acabou de voltar de uma viagem de navio ao Peru. Mário, Olívia Guedes Penteado e mais três moças! Hoje não se vai na esquina sem medo, pois Mário encarou o rio Amazonas de ponta a ponta, por três meses, sem companhia para defender as donzelas! Um herói sem caráter? rsrs E o livro de ficção do ano foi A Morte escarlate, de Jack London. Fininho. Quase uma novela. London cria em 1912 uma pandemia que dizimou a população do planeta, ficando uns poucos para recomeçar a sociedade. Nem se inspirou na gripe espanhola, de 1918. A antevisão dos grandes romancistas... Por que leio tanto? É um prazer, como todo vício, difícil de descrever. E também quero, com as leituras, me aprimorar e assim aprimorar os relacionamentos. E ainda buscar um pouco de silêncio... E você? Está com um bom livro pra deitar e curtir? BOAS FESTAS pessoa querida! Saúde e alegrias em 2025.
Não ficção e ficção. Os mais queridos de 2024. |
Sigamos lendo muito, amore!!
ResponderExcluirAmém amore!
Excluir30?!?!? Li 10 e já estava me achando…🤣👏
ResponderExcluir10 tá ótimo! Abração!
ExcluirMeu objetivo quando me aposentar é viajar , seja na imaginação ao ler um livro ou na realidade
ResponderExcluirObjetivo delícioso! rsrs Vai conseguir.
ExcluirLi mto pouco esse ano, mto por conta da sequela de minhas cirurgias nos olhos. Mas li um livro, que fez a diferença em minha vida, q é o "Ética", do Espinosa! Um forte e saudoso abraço
ResponderExcluirQuerido Guga, boa recuperação! Abraço!
ExcluirPoucas pessoas que conheço têm o hábito de ler. Eu mesma leio muuuuito menos do que gostaria. Quem sabe quando me aposentar terei mais tempo mas hoje entre trabalho (Graças a Deus) e tempo destinado a ajudar os animaizinhos, simplesmente não dá…
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAh, querendo, uma hora você acha um tempinho pra leitura, Maria Luísa. Abraço!
ExcluirAcabo de receber e recomendo mesmo sem ter lido:
ResponderExcluirHistória social dos direitos humanos, de José Damião de Lima Trindade,
Um autor de enorme seriedade
Oi Roberto! Vindo de você, está mais do que recomendado! Vou pesquisar. Abração!
ExcluirExcelentes dicas, Britto! Do Jack London, gosto bastante d'O Andarilho das Estrelas. Só senti falta da categoria poesia na sua lista. Feliz Natal, meu amigo!
ResponderExcluirRecomendação de um poeta a gente escuta. Valeu Felipe! Grande ano!
Excluir