A Copa hoje tem seis jogos... e cinco não estão na TV aberta! Só passam na CazéTV! Na tal Cazé que nem sei ligar (acessar?) direito. Não é uma baita sacanagem com quem ama Copas mas só tem TV de tubo? Mesmo com TV plana, ligada na antena coletiva ou na parabólica, está privado de assistir cinco jogos da Copa hoje... Não é uma puta e perversa exclusão, senhoras e senhores? Bem, é de manhã, vem o Sol mais os pingos da chuva que ontem caiu... Sim, é de manhã e ontem choveu pacas em Sampa. Chove agora também, nada de Sol, aqueles versos me vieram direto da maravilhosa Estrada do Sol (possível top 10), de Tom Jobim e Dolores Duran, eternamente na voz de Agostinho dos Santos (aqui)... Mas chega de sentimentalismo ou irritações (difícil), voltei revigorado de viagem e dei com vários jornais à minha espera. A técnica de leitura já contei: tesoura ao lado, vou “escaneando” rápido as páginas, vendo o que interessa e recortando. Dos diários da foto pincei 10 matérias (artigos, crônicas). Li primeiro um texto de Vinícius Freire na Folha, sobre “política” e “corrupção”, sinônimos. Uma frase me marcou: “Governos do país apodrecem rapidamente, o crime chegou ao poder em alguns estados, estamos na rota de sermos um Estado fracassado”. Vi o quadro pintado e doeu. Dá pra seguir adiante? Na sequência (ilógica) o obituário da professora Telê Ancona Lopez (1938-2026): “Foi ela quem analisou os milhares de documentos, catalogou o material e transcreveu ou recuperou manuscritos inéditos, sem os quais o Brasil não saberia quem foi Mário de Andrade.” Uma referência se vai... Aí a coluna da Tati Bernardi... Ela sofre com os pais revoltosos e pede uma literatura (livro) de auto-ajuda para educar idosos. De como educar crianças as estantes estão cheias. Cadê os livros para nos guiar no cuidado de idosos?, ela pergunta. Quando os pais se tornam filhos, sei como é... Próximo: matéria relata a inauguração do Centro Presidencial Obama, uma biblioteca no parque de Chicago. Quem viu Obama e hoje vê o horroroso na Casa Branca pergunta (se boa gente) onde a sociedade norte-americana falhou. Má gente suspira pela 3ª guerra mundial... Seguimos. Djamila Ribeiro relata como foi o Salipi – Salão do Livro do Piauí. Sabia que a pedra opala (linda!) só dá no Piauí e na Austrália? E que o Salipi teve 300 mil visitantes? “O Piauí é mesmo arrebatador”, ela fecha assim o artigo e eu (anoiteceu) a crônica: 3 a 0 contra a Escócia-perna-de-pau não quer dizer absolutamente nada!
![]() |
| Surfando, tirando onda com o Haiti, é covardia! |

Acabei de escutar Estrada do Sol, grande Tom!
ResponderExcluirAssisti o jogo do Brasil na TV Cazé, patrocinada pelas Bets, uma vergonha!
Pois é, o MP está até abrindo uma investigação por abusos dessa Cazé, turbinando as bets indevidamente durante os jogos. Muito lamentável... Um modelo todo errado ne Ana Maria? Obrigado!!
ExcluirA Cazé é no YouTube. Todo mundo tem acesso. Mas tem propaganda, como todas as TVs.
ResponderExcluirEu acho a qualidade dos narradores da Cazé muito ruim. Mas a maioria dos narradores (e comentaristas) da TV é ruim também.
Dá pra assistir a Cazé no computador ou no celular. Aqui: https://m.youtube.com/@CazeTV
Oi Claudia! Fico pensando nos idosos, e no caso dos 60+ que nem são idosos, mas não tem a menor paciência com essas novas tecnologias... Antes ligar a TV para assistir um jogo era bem mais simples... E sobre ver o jogo em celular, já é bem chato, e complica ainda mais porque a cobertura dos jogos é feita de um ângulo bem aberto, ou seja, pega mais campo do que estamos acostumados. Numa tela de 50" fica ótimo! Numa de 3", imagine rsrs. Obrigado!!
ExcluirEu sou 60+. Meu pai tem 85 anos e usa o YouTube no computador. Concordo que ver futebol no celular é ruim. Mas acho que as possibilidades aumentaram, não diminuíram. Antigamente era impossível assistir a todos os jogos.
ExcluirSeu texto nos apresenta vários assuntos, boas reflexões para conversas prolongadas como a questão dos idosos, ou "quando os pais se tornam filhos". Muito bom esse tipo de reflexão. Sobre o tema de abertura, minha posição é outra. Se a Rede Globo sozinha tivesse abarcado os 104 jogos da Copa, a situação seria até pior, porque a maioria dos jogos seria transmitida nos canais da SporTV que é paga. A população que só assiste TV aberta ficaria de fora do mesmo jeito. O acesso ao YouTube é um atenuante, se assiste a CazéTV pelo celular ou mesmo pela TV de LED e no Brasil todo milhões de pessoas possuem aparelhos celulares. No interior da Bahia já se acessa a internet até mesmo na zona rural e pelos sertões deste Brasil já está assim também, ficando de fora apenas uma parte da região Amazônica. A tecnologia serve para facilitar a vida das pessoas e aos poucos está chegando em todos os lugares. "O tempo não para! Disse Cazuza. Abraço e obrigado pelas reflexões.
ResponderExcluirOi Geraldo! Te conheço e sei que você é um otimista convicto, acredita que o resultado final das coisas será bem melhor do que eu acredito rsrs. Bem, hoje está sendo aberta uma investigação sobre o impulsionamento abusivo das apostas em bet, que a CazéTV estaria fazendo dentro das transmissões. Se é esse tipo de faturamento que esse modelo precisa pra se sustentar, acho bem condenável... Não que não tenha bet na TV aberta também... Será que o negócio é não assistir a Copa?? A pensar... Valeu!
Excluir