domingo, 21 de agosto de 2022

LENDO.ORG (56)

Não existe paulistano que não tenha lembranças e histórias de shopping pra contar. Aos montes, eu diria. A cidade foi desprestigiando as lojas de rua (quem lembra do comércio da rua Direita, da Barão de Itapetininga ou da rua Augusta?), e foi pipocando shoppings...  Eles já quase fazem parte do nosso DNA. OK, tem coisas que facilita mesmo ir a um shopping pra comprar.  Fiz isso ontem. Deu certo, comparei lojas, comprei, aí fui procurar a livraria...  O que?, não tem??  Bem, eu sabia que a bela e ampla livraria Cultura do shopping Bourbon tinha sido fechada, mas não colocaram nenhuma pra substituir?  Shopping chique e cheio, milhares de pessoas "de nível" circulando, centenas de lojas, e nenhuma livraria?  Ah, decidi conferir a situação disso no shopping West Plaza, tadinho, tão esquecido depois da construção do concorrente, afinal são separados por uma reta de 500 metros, ambos bem grandes mas, 17 anos mais velho (1991 X 2008), este não é páreo para o luxo daquele. Fui a pé, entrei, cliquei no totem, anunciou a livraria Leitura.  Ah, a Leitura é a livraria com mais lojas no Brasil, mas deve ser uma livraria meia-boca, afinal esse shopping vive vazio...  Que nada!  A Leitura do West Plaza me surpreendeu pelo tamanho e pelo acervo de livros. E, durante a hora que fiquei lá, proporcionalmente tinha mais gente na livraria do que nos corredores...  Fiquei satisfeito.  Depois fiquei pensando, o shopping chique não tem livraria... Sinal dos tempos? Será que nunca vai dar pela falta?

Na livraria Leitura do West Plaza ontem.



7 comentários:

  1. Fui tanto na Saraiva do Center Norte, agora uma Magazine Luiza. Quis comprar uma cadeira de praia lá na Magalu pra montar uma rifa pro abrigo de animais. Não tem. Só pela internet. Na outra loja tem, mas é o dobro do preço. Melhor pela internet. Mas eu quero ver, tocar, abrir, fechar a cadeira pra saber se é do jeito que eu quero. Aí a Sra. tem que pagar o dobro do preço. Ainda não entendi esses novos tempos. Mas aí desisti e como nosso assunto é livraria, fui na Livraria da Vila. Pelo menos tem livraria no Center Norte e eu posso pegar o livro e sentir se é o que eu quero. Mas também pagar quase o dobro de que se eu comprar pela internet. Tempos de internet.

    ResponderExcluir
  2. Aconteceu o mesmo comigo recentemente. Queria comprar um livro para presentear uma pessoa. Mas queria comprar numa livraria. Sentar, ler as orelhas, comparar etc. Fui ao shopping Iguatemi, nada. A de lá tinha fechado. Fui ao Bourbon, também teve a sua livraria fechada. O que me salvou nessa ocasião foi uma das livrarias da Avenida Paulista. Boa dica essa do West Plaza! Moro perto de lá e vou incluí-la no meu roteiro quando precisar comprar um livro.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal essa nota, muito esclarecedora e útil para quem gosta da leitura, uma prática ainda não tão utilizada e que deve ser sempre incentivada. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Fiquei feliz em saber que nem tudo está perdido. Vou dar mais prestígio ao WEST PLAZA. Aliás, um bom lugar para compras. O que falar do BOURBON? Quem foi o "gênio" que liberou tal construção ali? 100 anos (ou mais) de sigilo. Assim, a cidade vem sofrendo.

    ResponderExcluir
  5. Os shoppings funcionam como condomínios, as lojas pagam aluguéis pelos espaços que ocupam e mais a taxa de manutenção do edifício. O lucro, portanto, precisa superar as despesas. Com certeza o aluguel de espaço no West Plaza e as demais taxas são menores em comparação ao Bourbon. Como tem diminuído a procura por livros impressos e muita gente compra pela internet, vale a pena ao proprietário manter a livraria onde o custo é menor. Afinal, o West Plaza continua sendo um bom shopping. Como já sou coroa, gosto mais dele que do Bourbon. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Sinal dos tempos com certeza.

    ResponderExcluir
  7. Também não sabia da existência da livraria no Shopping West Plaza.Ótima dica. Obrigado.

    ResponderExcluir