quarta-feira, 26 de março de 2014

NÃO É POR AÍ... (6)

Lembram quando diziam que a próxima guerra mundial começaria por causa de conflitos envolvendo água?  Pois é, esse momento chegou.  Não uma guerra mundial (ainda), mas regional:  São Paulo e Rio brigando pela água da bacia do rio Paraíba do Sul, que poderia socorrer o cambaleante Sistema Cantareira...   E Minas Gerais ameaça entrar na briga, por causa de suas nascentes na Serra da Mantiqueira, de onde vêm as águas do Cantareira, que abastecem 8,8 milhões de pessoas na Grande SP.  E até “guerras” locais ameaçam, com a região de Campinas brigando com São Paulo pela água faltante...  (Leia AQUI matéria sobre a guerra pela água entre os estados).  

Reservatório em Joanópolis.  (Foto Yahoo Notícias/ Conteúdo Estadão)

A coisa é muito séria!  No dia de hoje o Cantareira chega a 14,3% de sua capacidade, em queda contínua.  Logo será necessário bombear o, dizem,  “volume morto”... nome impróprio, pois se trata do “volume vivo” das represas, onde estão os peixes que lutam para sobreviver com pouca água. 

Os céus nos esqueceram nos últimos meses, é verdade.  Mas isso foi anunciado desde Novembro, Dezembro...  Parece que faltou planejamento para se enfrentar melhor esse período. A temporada de estiagem nem começou ainda...  Como atravessaremos os meses secos de Maio, Junho e Julho?   São Pedro virá nos socorrer?

E quando acabar a água do “volume morto”?

Por isso é valiosa a ação de cada cidadão:  faça sua parte – ECONOMIZE ÁGUA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário