quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

SHOW DE BOLA! (13)

A Rede Social Zona Norte fechou o ano nutrindo para 2015 o seu principal projeto: o Nas Estantes da ZN.  Uma força-tarefa levou da biblioteca Nuto Sant´Anna para o depósito da Goodstorage mais de 500 quilos de livros!  A Editora Paulus doou 30 caixas de livros, com peso estimado de 15 kg cada. Mais as caixas avulsas doadas pela própria Nuto Sant´Anna e pela cooperativa Reciclação. As moças tiveram muito "muque" pra encher três veículos até a tampa!  E saíram em procissão de livros Braz Leme afora até a gentil parceira Goodstorage, multinacional especializada em guardar volumes de forma inteligente.  Literalmente suaram a camiseta da Rede. 

Eva, Doroti, Jussara, Beth e o blogueiro na Goodstorage
O Nas Estantes começa o novo ano com grande acervo a doar.  Estimular a leitura é uma das tarefas mais dignas para melhorar a sociedade, educando e orientando o futuro. Parabéns Rede!

sábado, 27 de dezembro de 2014

A SITUAÇÃO DO SISTEMA CANTAREIRA (13)

Não tem refresco não!  Depois de três dias de alta após quase 8 meses sem isso acontecer, o nível do Sistema Cantareira de ontem (26) para hoje (27) já não subiu, ficou estável em 7,4% de capacidade, já incluídos os dois patamares de volume morto. Estamos puxando de canudinho no fundo do copo!  Definitivamente estamos por conta da sorte. Sr. Geraldo Alckmin, pode encomendar a romaria da Penha até a Sé pedindo chuva, porque se não chover, e muito, meu Deus, nos acuda!

13 cientistas emitiram em 11/12 a Carta de São Paulo (leia aqui), alertando da gravidade da situação. Faça sua parte, economize e reze!
Réguas secas... foto: Nelson Antoine/Fotoarena/Folhapress



SHOW DE BOLA! (12)

Não, o resultado não foi nada "show de bola", mas essa foto nos 7 a 1 da Copa, tenha dó, merecia um Oscar da fotografia!  Parabéns Pedro Ugarte!  Só pra aumentar o papelão do senhor Felipão.  

Felipão papelão!  foto sensacional: Pedro Ugarte/AFP - UOL Esperte

NÃO É POR AÍ... (16)

2014 foi um ano de grandes emoções, em diversas áreas da vida.  Perdemos pessoas importantes, para citar algumas conhecidas de todos: Paulo Goulart, Gabriel Garcia Marques, Luciano do Valle, Jair Rodrigues, Plínio de Arruda Sampaio, João Ubaldo Ribeiro, Robin Williams, o candidato Eduardo Campos, Miltinho, Hugo Carvana, Manoel de Barros, Adib Jatene, Chavez... Não foi pouca gente.

Uma perda me marcou mais, por sua presença em momentos marcantes da minha vida, e principalmente pela profundidade de sua obra e pela lição de vida que dava em seus textos:  o educador, filósofo e escritor Rubem Alves.  Leia aqui uma entrevista sua à revista Trip.  

Rubem Alves (1933-2014) - foto: Henk Neiman
Será porque gente ruim não vai embora, gente boa vai embora logo? 

POSTAGEM DO NESTOR FLAGRÃO (26)

Como tenho grande consideração pelo pessoal do blog Brittadeira, não fico bravo e compreendo que eles tão sem tempo, pois não publicaram meus e-mails de outubro e novembro. Só peço pra eles publicarem como mensagem de fim de ano essa foto do Horto Florestal, que representa a Zona Norte no mundo todo, junto do museu florestal até tem o marco do Trópico de Capricórnio. Como adoro o Horto Florestal, com essa foto desejo Feliz Natal e Boas Festas pra todos.



POSTAGEM DO NESTOR FLAGRÃO (25)

Debaixo das linhas de alta tensão da Eletropaulo tem uns corredores de mata muito bonitos. Esse da foto fica na Rua Professora Ida Kolb, do lado do prédios vermelhos na Casa Verde.  Agora que escrevi reparei que são prédios vermelhos na Casa Verde.  Se fossem prédios verdes na Casa Vermelha seria outra cidade, concordam?  


POSTAGEM DO NESTOR FLAGRÃO (24)

Eu muito admiro quem cuida do seu jardim de casa.  Me pergunto pra que casa se não tem jardim? O sol estava muito forte e a fotografia ficou prejudicada um pouco.  Mas que essa casa na Rua Água Preta na Cachoeirinha tem muito verde colorido, isso tem sim. 


quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A SITUAÇÃO DO SISTEMA CANTAREIRA (12)

Os metereologistas disseram que ontem choveu bastante em cima do Sistema Cantareira (leia AQUI). Assim hoje a SABESP comunicou que, pela primeira vez em 26 dias, o nível das represas não caiu. Ficou estável em 7,6%, já considerados dois "volumes mortos", ou reservas técnicas do Sistema.  Ou seja, o sinal vermelho continua acesso! Economizar e orar são os dois verbos a conjugar no momento. Economizar para conseguirmos enfrentar os momentos difíceis que ameaçam vir.  Orar para que chova, e não enfrentemos momentos realmente difíceis na Grande São Paulo. 

Situação  do Sistema Cantareira. (foto Luis Moura/ Estadão Conteúdo, in brasilpost.com.br)

SHOW DE BOLA! (11)

Para quem sofre com a (i)mobilidade urbana (todos nós!), a melhor notícia destes 2 anos de gestão municipal:  a prefeitura está contratando uma consultoria para redesenhar todas as linhas e trajetos de ônibus da capital (leia AQUI).  Custo: R$ 5,4 milhões.  Prazo de entrega do estudo: 18 meses.  Está barato, se for um estudo realmente bem feito.  É o prazo justo, também pra fazer um estudo de qualidade.  Não se pode desperdiçar essa oportunidade de fazer funcionar melhor o sistema de ônibus da capital.  Depois só vai faltar "combinar" com o adversário:  enfrentar as empresas concessionários de ônibus, cujo maior interesse é ter lucros, e não servir a população.  

Terá o prefeito peito pra isso??
Ônibus no terminal Santana. (foto Rodrigo Maia - onibuspapelmodelismo.blogspot.com)

terça-feira, 25 de novembro de 2014

A SITUAÇÃO DO SISTEMA CANTAREIRA (11)

O biólogo Fernando Reinach, em seu artigo O Possível Colapso do Cantareira (leia aqui), detalhou a gravíssima situação do Sistema Cantareira, e colocou novamente a questão em termos claros e assustadores:  

É claro que pode chover, e espero que chova muito, mas se o futuro próximo se comportar como o passado próximo, 6 milhões de pessoas ficarão sem água. E, infelizmente, é impossível abastecer 6 milhões com caminhões-pipa. Como e onde essas pessoas vão viver até que o Cantareira se recupere ou outras represas tomem seu lugar? É isso que eu gostaria de saber.  
Represa Jaguari: a fragilidade da situação atual. (foto: Nacho Doce/Reuters - g1.globo.com)
Quem responde essa pergunta?

A SITUAÇÃO DO SISTEMA CANTAREIRA (10)

O fotógrafo espanhol Nacho Doce, da agência Reuters, foi extremamente feliz ao bater essa foto da represa Atibainha.  Capta o grito da natureza, lembrando o quadro famoso de Edvard Munch.  

Represa Atibainha.  (foto: Nacho Doce/ Reuters - g1.globo.com)
Foto feliz de uma tristeza imensa...

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

A SITUAÇÃO DO SISTEMA CANTAREIRA (9)

Tudo bem a SABESP, em campanha, pedir para todos nós sermos os Guardiões da Água...

Acontece que a grande responsável por ser a guardiã da água nossa de cada dia é a própria SABESP!  São milhares de profissionais que recebem um bom salário de mercado para gerir a produção e o abastecimento de água, essa substância vital ao ser humano. 




Não tem como desconsiderar a negligência dessa empresa, ao agir como "funcionários públicos" desatentos de suas obrigações, até a coisa chegar nesse ponto.  Ou estavam preocupados só com a parte financeira, com as ações lançadas nas bolsas do mundo?

Simplesmente esqueceram que os sistemas todos (não só o Cantareira) abastecem uma mancha populacional de, pasmem, 29 milhões de pessoas!  (Veja aqui).  Não tem como fazer plano B para uma massa humana dessas!   Profissionalmente, por que esse técnicos tarimbados não consideraram os piores cenários possíveis e começaram a trabalhar sério nisso muito antes?  Estão lá para que?  Estão encostados em seus empregos e - a palavra pesada não escapa - negligenciaram suas obrigações?   Com água só se brinca na piscina (quando tem água), não na represa!


29 milhões de pessoas nessa mancha urbana... sem água??...
Amanhã 14/11 começa-se a puxar o 2º volume morto. E aí senhores guardiões da água, como é que fica?  

Agora é economizar...  e rezar!

A SITUAÇÃO DO SISTEMA CANTAREIRA (8)

Se o governador paulista foi a Brasília (em 10/11) pedir ajuda ao governo federal na questão da água, é que a coisa não está boa.  Aliás, isso quer dizer que a coisa está pra lá de feia!  Agora, não tem cabimento encontrar lá a turma do poder fazendo "cara de paisagem".   Peraí!  Estamos falando de mais de 20 milhões de pessoas que estão a um passo da catástrofe social, se São Pedro não mudar de humor. 

Mas como é que o governador volta de lá só com a proposta de formação de um grupo de trabalho, e com a ministra do Planejamento dizendo que "essa proposta não apresentou nada que se refere a obras mais estruturantes de longo prazo" (Estadão -11/11).  Peraí-2!   A hora é de solidariedade!   A hora é de arregaçar mangas e dizer:  é pra ontem alguma ação, vamos fazer acontecer AGORA!   Mas é com essa lerdeza, é com essa empáfia, que normamente os governantes lidam com os sérios problemas do país.  Só que esse "agora" da água é MUUUUITO sério!   Vai ficar assim?   Tão esperando o que acontecer (amanhã 14/11 se entra totalmente no 2º volume morto do Cantareira...)


A situação já estava assim em Janeiro/2014!  (foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress)

Agora é economizar... e rezar!

terça-feira, 28 de outubro de 2014

A SITUAÇÃO DO SISTEMA CANTAREIRA (7)

A Folha de S. Paulo disponibilizou o áudio da conversa gravada com Dilma Penna e Paulo Massato, respectivamente presidente e diretor metropolitano da Sabesp  (veja aqui).  É estarrecedor a forma como a diretoria dessa empresa tratou o problema nesses últimos meses, como se a água não fosse quase tão importante para a vida quanto o ar!  

Incluindo o 2º volume morto, o sistema Cantareira está com 12,8% de sua capacidade. Será mesmo que estão tratando da questão com a devida responsabilidade?  

E - se - não - cho - ver - em - do - is - me - ses? 

Até onde aguentam as bombas?  (foto: noticias.r7.com)

A SITUAÇÃO DO SISTEMA CANTAREIRA (6)

12 de Março de 2013, início da obra do Rodoanel Norte (veja aqui), marcou o início do apocalípse ambiental da metrópole de São Paulo.   E os resultados já estão aparecendo: com volumes mortos e tudo, o nível do sistema Cantareira atinge hoje 12,8%. Vamos rezar para algum santo forte exorcizar essa maldição, porque aqui na terra os homens não estão fazendo por onde ser diferente. No que vai dar se as torneiras de 20 milhões de pessoas secarem?

Torneira seca!  (foto: correiodeuberlandia.com.br)


quarta-feira, 15 de outubro de 2014

SHOW DE BOLA! (10)

Parabéns aos helicópteros Águia da Polícia Militar de SP, que com muita habilidade levaram água para debelar as chamas do incêndio na floresta da Cantareira, nos dias 12 e 13 de Outubro..   Parabéns às equipes de terra, aos bombeiros e  guardas do Parque Estadual da Cantareira.  Parabéns a todos os envolvidos.  Vejam as cenas AQUI na cobertura do Cidade Alerta da TV Record. 

Parabéns aos hábeis pilotos. (imagem: matéria do Cidade Alerta - Record)
E uma sonora vaia a quem soltou os balões, ou jogou as bitucas de cigarro, que fizeram a mata seca pegar fogo.  

NÃO É POR AÍ... (15)

A Floresta da Cantareira pegou fogo por dois dias...  Segundo os bombeiros o incêndio já foi debelado...  Balões teriam sido a causa...   Mas não está descartada isso ser mais uma etapa da maldição da obra do Rodoanel Norte...
Floresta da Cantareira ardeu dois dias...   (foto: matéria do programa Cidade Alerta - Record)


A SITUAÇÃO DO SISTEMA CANTAREIRA (5)

A situação fica mais preocupante a cada dia seco e de altíssimo calor.  Definitivamente estamos nas mãos de São Pedro.  Se não vier chuva boa nos próximos três meses, não se sabe qual é o plano B... "A possibilidade de um desabastecimento, até no ano que vem, com graves consequências sociais, econômicas e ambientais, existe", afirma o pesquisador Antônio Zuffo, da Unicamp.  Essa posição e mais dados sobre o curto prazo do abastecimento de água está AQUI, em matéria da Folha de S. Paulo.

Secura do sistema Cantareira.  (foto: Patrícia Stavis - portalafrica.com.br) 
 Há 20 anos se fala em trazer água do Vale do Ribeiro para a região metropolitana... Só agora o governo estadual anuncia pressa para executar esse projeto. Mas a obra não é pra já. Ela não fica pronta, na melhor das expectativas, antes de 2017...

Oremos a São Pedro!

BRONCA DE INTERNAUTA (20)

O internauta Antonio de Paula Oliveira (apoliv.56@gmail.com) enviou a bronca abaixo, e aguarda providências das autoridades constituídas:
 
Mandaqui faz aniversário dia 06 de outubro, é tempo de lembrar que algumas coisas são necessárias para melhorar a vida deste aniversariante:
 
1 – Por que ainda não foram implantadas faixas exclusivas para ônibus nas ruas Voluntários da Pátria (só um curto trecho entre o 2.500 e 2.800), Avenida Santa Inês, Avenida Parada Pinto e Rua Conselheiro Moreira de Barros? 

Biblioteca Municipal Pedro Nava, no Mandaqui.

 2 – As varrições de rua, segundo os órgãos oficiais são de segunda e quinta-feira, são tão mal feitas, cada vez que reclama no Sac da Prefeitura, tem uma resposta bem indigesta: ‘estiveram no local, não encontraram nenhuma irregularidade’, será? Aqueles sacos amarelos rolam dias para lá e para cá, a varrição parece que é feita aos pedaços (varre um pedaço da rua, e semanas depois varre outro pedaço, é assim em diversas ruas), um serviço precário sem nenhuma fiscalização! Nas feiras de domingo na Av. Engenheiro Caetano Alvares é comum, os feirantes deixarem sacos cheios de urina, isso mesmo, urina. Cadê a Vigilância Sanitária e os fiscais da Prefeitura?
 
3- Porque a Avenida Engenheiro Caetano Álvares não tem ciclovia?
 
4 - A pista de caminhada da Avenida Engenheiro Caetano Álvares, em vez priorizar pedestres, se prioriza o passeio de cachorros sem focinheiras deixando suas fezes espalhadas por toda a via. Todo mundo reclama, mas ninguém faz nada para resolver essa situação horrível: fezes espalhadas para todos os lados e donos de animais fingem que não tem nada a ver com isso! Não é um caso de saúde pública? Essa mesma pista de caminhada também é usada como ciclovia, portanto já que é esta na moda ciclovia em tudo quanto é lugar, que se faça uma de deixe a pista de caminhada para seu uso de pedestres.
 

 

BRONCA DE INTERNAUTA (19)

A internauta Joana Melo (melo.joana50@gmail.com) enviou a bronca abaixo, e aguarda providências das autoridades constituídas:
 
As linhas 971M Santana – Vila Penteado e 971 D Center Norte – JD Damasceno   são as únicas opções para os moradores da região da Brasilândia e Cachoeirinha chegar ao Hospital Mandaqui) que dentre outras especialidades comporta o CRI – CENTRO DE REFERENCIA DO IDOSO). Diante de tal peculiaridade deveria merece maior cuidado por parte da Sambaiba, SPTrans e Prefeitura, mas a dura realidade mostra que há total descaso e falta de urbanidade e civilidade para quem depende dessas linhas e precisa chegar até o Hospital Mandaqui ou ter uma volta para casa menos desgastante.

Personagem Félix (novela Amor à Vida) sofre em ônibus lotado. (imagem: gshow.globo.com)
As duas linhas têm intervalos excessivos (aproximadamente 25 minutos de espera nos pontos de ônibus) e quando esses ônibus passam estão muito lotados comprometendo tanto a ida como a volta para casa. Não é possível que os técnicos da Prefeitura não sejam capazes de fazer uma observação ao vivo e a cores para verificar a dificuldade que os passageiros têm, principalmente após as 15 hs, na volta para casa. Cada vez que tem uma reclamação se vê fiscal no ponto anotando, anotando, anotando... O quê e para que? É um mistério, uma vez que não melhora e nada, absolutamente nada o tempo que se perde esperando essas linhas, por exemplo em 24/09/2014, não passou nenhum 971M entre ás 16:40 e 17:10(isto é 30 minutos de espera), imagine quando o fatídico ônibus chegou? Com a linha 971D a situação não foi diferente: foram 20 minutos de espera e o ônibus estupendo de gente! É tão difícil colocar ônibus, fiscalizar corretamente todos os horários, todos os dias propiciando um transporte de qualidade para o cidadão?

 

BRONCA DE INTERNAUTA (18)

O internauta Eduardo F. de Souza (eduardo.eduefs@gmail.com) enviou a bronca abaixo, e aguarda providências das autoridades constituídas:
 
Sou rotariano associado ao RCSP Tremembé, porém moro em Santana, na Rua Pedro Doll. Passo quase todos os dias pela Rua Augusto Tolle e me admira muito uma rua com intenso trânsito e quantidade de comércio dos dois lados, próximo a colégios e escolas importantes, uma Faculdade administrada pelo Salesiano estar em condições de tráfego tão deprimente.  A quantidade de buracos e irregularidades no asfalto estão por toda sua extensão, desde a Pça Ricardo Wathelly onde ela inicia, até a Av. Engenheiro Caetano Álvares, seu final, sendo que o trecho desde a Rua Pedro Doll atá o final é o de mais tráfego e justamente o pior.

Piso irregular na rua Augusto Tolle, Santana.
Acho que caberia como um serviço a população e comerciantes da região uma vistoria por parte de vcs nessa rua e uma reportagem sobre o problema.  Copiar a sub prefeitura local e autoridades também não seria descabível, pois o IPTU da região é um dos mais altos do município.

 

BRONCA DE INTERNAUTA (17)

O internauta Luis Carlos Souza (souza.lc973@gmail.com) enviou a bronca abaixo, e aguarda providências das autoridades constituídas:
 
As Escola Estadual Professor Crispim de Oliveira, (Rua Joaquim de Sousa Brito 122 Jardim Paulistano) e Escola Estadual Dr. Genésio de Almeida Moura (Rua Domingos Arevalo 862 – Jardim Damasceno) Brasilandia tem em comum? O descaso e falta de atenção do poder publico, bem diferentes daquelas escolas modelo que aparecem nas propagandas televisivas e eleitorais com professores atenciosos, solícitos, merenda de boa qualidade, banheiros limpos com agua e papel higiênico, bebedouro decente, sala de aula arejadas com ventilação, seguranças e caseiros cumprindo o seu papel que é de zelar por todos. O papel dos caseiros nessas escolas é pífio, são pagos com o dinheiro da população, mas zelar pela escola e pelos alunos, aí é outra historia.

Atenção à escola pública! (foto: publiqueideias.com)
Vexatório como os governantes tratam os pobres da Brasilandia, não se vê nenhum parlamentar empenhado em amenizar o sofrimento dessa população, uma vez, se melhorar a estrutura dessas Escolas, melhora o todo, consequentemente a qualidade de vida também terá um salto qualitativo! Claro que muitos que se dizem ‘representantes da população’ terão dificuldade para manter seus currais eleitorais.
 

Não adianta diretores, supervisores, gerentes, assessores, alto escalão da Educação dizer que fazem o melhor e quem não colaboram são os alunos . Pergunta indiscreta: Por que tantas paradas pedagógicas? Servem para que?  As crianças e adolescentes de Vila Brasilandia merecem melhor sorte, isto significa melhor atendimento escolar com escolas igualzinha àquela que aparece na televisão, não é pedir muito, só que os gestores públicos sejam comprometidos e trabalhem um pouco! Não bastam apenas os meios de comunicação alardear os vexatórios índices do Ideb, é preciso sim, algumas ações positivas, como por exemplo, mudar esse quadro horroroso onde falta tudo e a culpa é sempre do pobre da Brasilandia. Detalhe: os índices do IDEB, uma é 3,1 e a outra 3,3!!Essa avaliação do Ideb diz tudo: ausência de compromisso não é? Tanto por pasrte  dos governantes, como dos parlamentares! 

BRONCA DE INTERNAUTA (16)

O internauta João Barbosa (barbosasj@gmail.com) enviou a bronca abaixo, e aguarda providências das autoridades constituídas:
 

Pois é, pancandão funk do Genésio! Sabe o que é isso? É um funk, melhor dizendo. “Fluuxo da Rua do Genésio “que acontece regularmente todos os finais de semana em frente à Escola Estadual de 1º e 2º Grau Dr. Genésio de Almeida Moura tem inclusive paginas na rede social (faceboock, instagran e twitter) chamando os “parças”, trava toda a Rua Domingos Arevalo (Jardim Damasceno) impedindo o acesso à única linha do ônibus do bairro (971D Jardim Damasceno /Center Norte), é comum quem está dentro do ônibus ser obrigado a descer e seguir o caminho a pé, para não acontecer o pior, garantindo o “Fluuxo da Rua do Genésio” até o dia amanhecer, nada absolutamente nada acontece com esses vândalos! A Policia Militar não vê isso? Cadê a Rota?  E as Rocams? Onde esta a Guarda Civil Metropolitana? E o Psiu existe? 

Campanha em Taboão da Serra - SP. (imagem: jornaldanet.com.br)

Parece que todos são coniventes com tamanha falta de pudor, já que é um atentado a vida humana, seja pelas drogas, bebidas que ocorrem livremente, seja pelos atos obscenos,  sexo ocorre livremente sem serem incomodados! Nesses tempos de eleição que todos prometem uma escola de boa qualidade, por favor senhores candidatos: Façam alguma para que os moradores tenham um pouco de sossego,  o direito de ir e vir(já que são impedidos de sair ou entrar em suas casas) e claro a garantia de uma Escola  Estadual no Jardim Damasceno Brasilandia funcionando igualzinho aquelas que aparecem nos programas de governo  sem pancadão, nem fluuxo! 

BRONCA DE INTERNAUTA (15)

A internauta Ivelise Bonatelli (ivy-sampa@hotmail.com) enviou a bronca abaixo, e aguarda providências das autoridades constituídas:
 

Solicito uma ronda mais ostensiva na porta e arredores da ETEC ALBERT EINSTEIN/ Casa Verde, pois a onda de assaltos a mão armada, durante o período noturno das 18h até as 22:50h, estão muito intensas. A população da região está refém dos bandidos. Somente entre os dias 29/09 à 03/10 foram 3 carros roubados, fora os diversos assaltos à alunos, professores e transeuntes da rua Nova Granada 35, Casa Verde. Por favor, peço com urgência uma patrulha que permaneça nos dias de aula, durante TODO o período noturno de aula para coibir a ação desses criminosos e dar assistência à população dessa área. A própria ETEC já fez inúmeras solicitações, não podemos esperar que aconteça uma tragédia nesta região para sermos atendidos. Agradeço desde já a atenção.
ETEC na Casa Verde.  (foto: centropaulasouza.sp.gov.br)

BRONCA DE INTERNAUTA (14)

A internauta Amália (a-aureliana-moraes@bol.com.br) enviou a bronca abaixo, e aguarda providências das autoridades constituídas:
 

Uma vez que a região de Vila Maria Vila Guilherme tem poucos recursos na área de emergência (02 AMAS , 01 PS e um hospital), com uma densidade demográfica de 11,277 hab/km², e 50% da pop com idade superior a 30 anos e com expectativa de vida de 70,84 anos, onde em 2011 o indicador de mortes por causas externas foi 46,62/1000 hab. e o de óbitos por doenças cardiovasculares foi 239, 83 casos/1.000, a gestão do SAMU 192 está planejando tirar a única ambulância de Suporte Avançado  que conta com recurso  médico e enfermeiros da região, para deslocar equipes para outras regiões. Será que houve uma discussão com a população, será que a região da Vila Maria é menos qualificada para ter um recurso de suporte avançado do que outras regiões? Como fica os critérios da democracia , participação popular, e os princípios do SUS? Cidadões da região de Vila Maria/Vila Guilherme, fiquem de olho e se mobilizem, pois o pouco que temos, querem tirar, e com certeza não é em benefício da região.


domingo, 12 de outubro de 2014

POSTAGEM DO NESTOR FLAGRÃO (24)

Esse lagarto na Vila Diva é bicho de estimação.  O carteiro que se cuide!


[O blog pede desculpas ao Nestor Flagrão pela demora em subir as suas postagens. Para se redimir subiu seis postagens de uma vez só, pedindo também a compreensão do amigo internauta.]

POSTAGEM DO NESTOR FLAGRÃO (23)

Gosto de ir olhando tudo quando ando.  Ai olhei pela grade de uma casinha humilde no Imirim e vi esse poster do São Paulo campeão brasileiro de 1986 pendurada no garagem.  Fazem 28 anos. Será que esse poster ta na parede esse tempo todo? Não sou são paulino mas reconheci o goleiro Gilmar, o Dario Pereira, o Miller, o Pita, o Sidnei.  Bom time. Deve morar um grande são paulino nessa casa. 


POSTAGEM DO NESTOR FLAGRÃO (22)

Andando na Rua Lavinio Sales Arcuri na Casa Verde Alta sempre dou de cara com o pico do Jaraguá e reparo como ele é perto. Parece que é só dar um pulo e chego lá no Jaraguá. Mas eu sei que não é bem assim, que o que tem de morro e vale pra chegar lá não é facil não. 


POSTAGEM DO NESTOR FLAGRÃO (21)

Eu bati essa foto na Vila Santa Maria. Acho que é ipê amarelo. Uma criança que passava com a mãe me viu fotografando e falou: mae, que arvore bonita!  Eu ganhei o dia. 



POSTAGEM DO NESTOR FLAGRÃO (20)

Quando passei na Rua Marambaia na Casa Verde Baixa, morri de amores por essa casinha. Eu sei quando a foto não tá boa e essa não tá. Uma hortinha, um jardim descuidado, muito verde.  O dono ou a dona não cobriu de cimento. Na verdade morri de amores pelo chão de terra na frente, a casinha veio de lambuja.


POSTAGEM DO NESTOR FLAGRÃO (19)

Essa foto eu mando pros politicos da cidade.  Vocês que gostam de dar nomes pras ruas, taí uma rua pra vocês disputarem a tapa.  Fica no Limão, na Vila Cristo Rei essa rua curta e nem um pouco grossa. Começa na Rua Teixeira Dormundo e termina na Rua Santo Antonio da Platina. Detalhe: ela não tem nome!  Prato cheio pra vocês políticos.


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

A SITUAÇÃO DO SISTEMA CANTAREIRA (4)

A coisa se agravou nas últimas semanas!  A Agência Nacional de Água - ANA abandonou o conselho de crise do Cantareira, após desentendimentos com o governo do Estado, acusando a Sabesp de não divulgar o tamanho do problema para a população.  

Para colocar mais pólvora no mato seco e esturricado, o prefeito Haddad anunciou uma preocupante licitação, para construir poços artesianos, de forma urgente, nas 32 subprefeitura da cidade (leia aqui).  Anteontem moradores invadiram a Câmara Municipal de Itu, protestando contra a falta d´água...
Poço nas 32 subprefeituras da cidade!  (foto: http://static.panoramio.com)
Se São Pedro não tiver dó de São Paulo...  tenhamos dó de nós!...

terça-feira, 9 de setembro de 2014

A SITUAÇÃO DO SISTEMA CANTAREIRA (3)

Desde Junho o portal ZNnaLinha mantém nas suas fotos rotativas o link para a matéria com o alerta feito pelo prof. Antonio Donato, de que a destruição da Amazônia vai transformar a região Sudeste em um deserto, se não for detida.  

O programa Fantástico de 31/08 apresentou uma matéria de 11 minutos sobre o mesmo tema.  Assista a matéria  AQUI.   E leia a matéria do portal AQUI

O ZNnaLinha traz o tema da desertificação de São Paulo desde Junho/2014
São Paulo está exatamente sob a linha do Trópico de Capricórnio.  No mundo todo, por onde passa esse trópico, existem desertos:  Atacama (América), Namíbia (África) e Austrália (Oceania).  Segundo o estudo, o que salva a região Sudeste do Brasil de ser um deserto é exatamente a presença da Amazônia ao lado dos Andes.  Sem a Amazônia, adeus umidade, adeus "rios aéreos", e adeus à vida como conhecemos aqui.

E fica a pergunta que precisa ser feita:  e se não chover como deve nos próximos meses?Como vai ficar a vida por aqui?

sábado, 30 de agosto de 2014

NÃO É POR AÍ... (14)

Quem um dia poderia imaginar que nesse exato leito, no final da rua São Cleto, onde até a década de 1960 passava o trenzinho da Cantareira, e depois, por quase 50 anos, apenas pedestres, felizes, a 100 metros da entrada do Clube da Sabesp...   temperatura muito mais fria do que na cidade...  silêncio de cigarras...  risco de cruzar com quatis, gambás, cobras, lobisomens...  e se desse muita sorte, com uma onça parda...  quem poderia imaginar que, um dia, daria de cara com essa monstruosidade?
Final da rua São Cleto, onde passava o trenzinho da Cantareira, na Vila Rosa.
Os trilhos do trenzinho foram usados como cerca separando a rua São Cleto do Clube da Sabesp. Esqueceram de tirar, agora não tem mais utilidade...
Marcas do tempo do trenzinho.  Marcas do tempo atual. 

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

NÃO É POR AÍ... (13)

Como perdemos tempo com bobagens!  Pelo menos eu perco!  Só posso refletir assim vendo como me interesso por futebol, mesmo depois dos 7 a 1, da estagnação da CBF, da péssima qualidade do jogo nos campos brasileiros... E vou perder mais um pouco agora, para confirmar isso.  Umas postagens abaixo eu elogiei o jogador Petros, parabenizando por um gesto bonito ao comemorar um gol que fez pelo Corinthians...  Eu fiquei animado e disse que ia acompanhar a carreira do tal baiano, torcendo por ele...  Pois é, queimei a língua!

A burrada...   (foto: globoesporte.globo.com)
O jogador, que até falava bem, dava entrevistas bem educadas e diferenciadas, numa atitude ridícula, deu uma trombada por trás em um juiz, e foi suspenso por seis meses por agressão ao árbitro. Burrada homérica!  E fiquei eu com cara de bobo, nem dormindo direito, pensando na gozação que tirariam de mim ao ler a postagem anterior.  Pois bem, desdigo o que disse!  Não vou dar nem pelota pra esse rapaz quando ele voltar aos gramados...  E terá que jogar muito, mas muito mesmo, pra se redimir comigo!...   Como perco tempo com bobagens!...

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

SHOW DE BOLA! (9)

Em tempos de novela Boogie Oogie, ambientada nos anos 1970, é curioso, para quem está perto da meia idade, lembrar como eram os carros naquela época.  Vi uns trechinhos, e reconheço que a Globo está gastando um bom dinheiro com locação de fuscas, brasilias, opalas, corcéis, etc, automóveis daquela época. Será que vai aparecer um carro de polícia como esse da foto?

Rádio-patrulha antiga na sede da APMBB
Essa rádio-patrulha fica exposta na entrada da Academia da PM do Barro Branco, no alto da av. Água Fria. O prédio da APMBB acaba de completar 70 anos.  E essa "baratinha" deve ter bem uns 40...

NÃO É POR AÍ... (12)

Se o córrego Carajás, que passa pelo Parque da Juventude, fez parte do programa Córregos Limpos da Sabesp, não sei e estou com preguiça de pesquisar.  Mas o fato é que passei por lá outro dia, para ser exato no dia 12, e o cheiro estava insuportável!  A aparência...  não estava melhor. 
Córrego Carajás no Parque da Juventude
Vale vir de outras regiões da cidade para conhecer o Parque da Juventude. Seus monumentos, áreas gramadas, pistas de skate, biblioteca de São Paulo, ficarão na memória...   Só espero que o cheiro do córrego não suplante as boas lembranças...

segunda-feira, 28 de julho de 2014

SHOW DE BOLA! (8)

Foi histórico, por ser o primeiro clássico no Itaquerão, mas não foi nenhum show de bola a vitória do Corinthians sobre o Palmeiras.  Jogo chocho. Ou xoxo. Shoshow de bola mesmo foi observar um lance específico da partida, e ficar animado de poder acompanhar o futuro de um jogador do Timão. 

Um jogador a ser observado.
(foto: esportefino.cartacapital.com.br - Daniel Augusto Jr/ Agência Corinthians)
Falo do Petros, meia atacante, 25 anos, baiano de Juazeiro.  Viram como ele comemorou o seu gol? Simplesmente acenando um gesto de respeito, como se tirando o chapéu e dobrando a cintura para a torcida. Já o Guerreiro saiu disparando tiros com os dedos pra torcida... O que queria? Matar corintiano?  

E  fala bem esse cara, dando entrevista.  Petros me ganhou!  Estou torcendo por ele!

segunda-feira, 21 de julho de 2014

A SITUAÇÃO DO SISTEMA CANTAREIRA (2)

Clique AQUI e assista à matéria do Fantástico de ontem sobre a dramática situação do Sistema Cantareira.  Tem imagens de Antes & Depois impressionantes...

A repórter pequenina ao lado da comporta. (imagem do programa Fantástico)
Será uma maldição da deusa Gaia, vingando a agressão à Serra da Cantareira pelo Rodoanel Norte?  Quem pode jurar que não?...

domingo, 20 de julho de 2014

NÃO É POR AÍ... (11)

Um pensador libertário, um educador iluminado... Um sábio escritor: Só devemos escrever sobre o que está nos afligindo. 

Rubem Alves (1933-2014)  foto: www.jornalopcao.com.br
Não é por aí o mundo perder uma pessoa como Rubem Alves.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

A COPA OCUPA A COPA! (XXIII)

Pra quem achou que não ia ter Copa...   Pra quem supos que o Brasil levantaria a taça...  Pra quem pôs fé no Felipão e Parreira como dupla dinâmica...  Pra quem votou no Robben como melhor jogador...  
Alegria germânica em Berlim! (foto: www.df.superesportes,com.br)
Teve Copa (e foi das melhores!)...   Deu Alemanha (com muita justiça!)...   A dupla deu xabu (ou chabu, tanto faz, o fiasco foi o mesmo!)...   O jogador da Copa foi Messi (pros negos da Fifa, não para mim...). 

E o melhor:  ver que tudo pode acontecer diferente do que pensamos, porque a vida é bem mais ampla (e misteriosa) do que a mais sábia leitura humana!

E a vida segue...

domingo, 13 de julho de 2014

A COPA OCUPA A COPA! (XXII)

Muitos criticam a realização da partida que define o 3º colocado na Copa.  Eu defendo. Penso que é a partida da redenção, a oportunidade da volta por cima, e da confirmação da 3ª força da Copa.  E não deu outra: a Holanda ratificou essa posição, enquanto o Brasil escancarou a sua precariedade. 


Blind marca o 2º.  Holanda 3 a 0. (foto: www.lmcordoba.com.ar)
Razões para o vexame brasileiro não faltam.  Todos têm 7 ou 17 razões para indicar.  Gostei de ler a visão de dois cronistas que admiro.  Se tiverem tempo, leiam AQUI o que escreveu Luiz Fernando Veríssimo.  E AQUI a opinião do meu cronista de futebol favorito (ele que é cineasta), Ugo Giorgetti. 

Daqui a pouquinho tem a final.  Que me lembre não perdi nenhuma (pela TV, claro), desde o distante 1974...

A COPA OCUPA A COPA! (XXI)

Faltando a derradeira partida, daqui a 4 horas, tenho o meu melhor jogador da Copa, o holandês  Robben, e o gol mais bonito, do holandês Van Persie, de cabeça, contra a Espanha. 
Jogadas 63 das 64 partidas da Copa, Robben é o meu eleito.
(foto: www,ebc.com.br/ Christopher Ena/ AP)
Amanhã, na última postagem da Copa, digo se mudei de ideia...

quarta-feira, 9 de julho de 2014

A COPA OCUPA A COPA! (XX)

Não se substitui Neymar por Bernard impunemente...

Brasil 1 x Alemanha 7.  Tristeza no Mineirão. (foto: Rodrigo Clemente/ EM/ D.A. Press)

A COPA OCUPA A COPA! (XIX)

Mais do que uma surra a ser chorada, os 7 a 1 dos alemães sobre o Brasil foram uma aula completa, multidisciplinar, abrangendo psicologia, negócios, planejamento, comportamento, jornalismo, política, cidadania, saúde e, claro, futebol.  Escolha o tema e use essa partida como referência para os mais variados argumentos.  Sendo o jogo de futebol, no Brasil (e em qualquer lugar) um espelho da vida (no eterno conflito do individual com o coletivo), oportunidades assim tão cristalinas não acontecem todo dia.  Aproveite. 

Alemães professores. (foto: Frank Augstein/ AP)
E obrigado, alemães, por essa aula magna!

A COPA OCUPA A COPA! (XVIII)

A surra, a lavada, a sova, o banho, o olé que a seleção alemã deu na brasileira me lembrou o nocaute que o lutador de boxe Maguila sofreu na luta contra Evander Holyfield em 1989. 

Maguila x Holyfield, como Brasil x Alemanha.  (foto: mg.superesportes.com.br)
O esforçado Adilson Maguila - maior lutador peso pesado que tivemos, foi aos EUA enfrentar o ainda desconhecido Holyfield, que depois viria a ser um grande campeão. Tudo aconteceu como no jogo Brasil e Alemanha:   Maguila começou animado, esboçando capacidade, trocando golpes com uma adversário que, visivelmente, tinha um corpo mais musculoso e formatado.  E não deu outra: no começo do 2º round o norte americano acertou um direto no queixo do brasileiro, que caiu estatelado e contorcido no ringue, indo direto para o ambulatório.  

Nocaute clássico, acachapante, demolidor.  Assim foi a seleção brasileira, nocauteada sem pena nem dó no 7 a 1 do Mineirão. 

domingo, 6 de julho de 2014

A COPA OCUPA A COPA! (XVII)

Fazendo defesas sensacionais, os goleiros são os grandes destaques desta Copa.  Por isso não é de se estranhar que nessa posição tenha acontecido a maior artimanha, a maior sacada estratégica desse mundial.  O técnico holandês Van Gaal reservou a última substituição de sua equipe como um ás no bolso do colete. No final da prorrogação tirou o goleiro titular e colocou o terceiro goleiro da seleção laranja, porém especialista em pegar pênaltis.  E não deu outra: Kul  entrou para agarrar duas cobranças da Costa Rica e garantiu a vaga na semifinal.   Taí a novidade da Copa!  


A grande estratégia da Copa:  Kul!  (foto: naturebateen.blogspot.com)
Se estratégia é fundamental numa batalha, a Holanda para mim largou na frente como favorita nessa etapa final da competição...

sábado, 5 de julho de 2014

A COPA OCUPA A COPA! (XVI)

Tenho 51 anos e acompanho futebol desde que me entendo por gente.  Pouquíssimas vezes vi uma agressão tão maldosa e covarde quanto a perpetrada pelo lateral colombiano contra Neymar.  Um joelho elevado naquela velocidade, nas costas de uma pessoa, é uma agressão violenta!  No calor da disputa e da razão submersa pelo esforço, expressou um ódio subconsciente e uma incontrolável (talvez súbita) vontade de matar mesmo!  Foi um ato canalha, covarde, e isso é lamentável e não pode deixar de ser dito!

Chegou pra matar, literalmente!  (foto: Nilton Fukuda/ Estadão)