1 - São Paulo, com quase 30 anos de atraso, se prepara
para instalar corredores de ônibus de alta
capacidade, como fez Curitiba na década de 1980, sob a orientação do prefeito
Jaime Lerner. Esse urbanista ficou famoso no mundo todo por esse projeto, que
foi copiado até nos Estados Unidos.
2 - Do jeito que o metrô
está superlotado nos horários de pico (superlotação que propicia paradas e
quebras das composições), é muito provável que um grande grupo de pessoas deixe
de pegar a Linha Azul na estação Santana, e prefira ir para o Centro e para a
Zona Sul nesses ônibus BRT (Bus Rapid Transit), que seguem praticamente
paralelos à linha 1 do metrô. E voltar também. Ninguém, especialmente os mais idosos ou com
saúde debilitada, gosta de ficar espremido em um túnel 10 metros debaixo da
terra.
![]() |
Modelo de Curitiba inspirando os futuros corredores na cidade |
3 - Como disseram os
diretores da SPTrans em reunião (leia AQUI), o quarteirão indicado no Decreto
de Utilidade Pública foi escolhido pelos engenheiros devido à proximidade do
centro de Santana e do atual terminal de ônibus, que vai continuar operando. A
idéia é que as pessoas saiam de um terminal e caminhem para outro com rapidez,
na menor distância possível.
4 - Outros terrenos
indicados pelos moradores esbarram nas seguintes restrições: maior distância de
caminhada entre o terminal novo e o antigo; impossibilidade devido ao cone de
aproximação de aviões ao Campo de Marte; maior custo, devido a uma extensão
maior de túnel na saída do terminal, até atingir a av. Santos
Dumont.
5 - Trata-se de uma obra
cara, de execução complicada. Apenas na Zona Norte estão propostos um túnel sob
a praça Campo de Bagatelle, e um viaduto sobre a av. do Estado e o rio
Tamanduateí, evitando os semáforos desse cruzamento pesado. Ou seja: obra
grandiosa, por enquanto é um projeto, para não dizer uma promessa. Porém, se a
obra efetivamente começar, pelo que foi dito pelos técnicos da SPTrans, o
terminal Santana dificilmente deixará de ser no quarteirão indicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário