quarta-feira, 17 de julho de 2024

LANCES URBANOS (95)

Fiz bons amigos no trabalho que exerci por 38 anos. Trabalho que me permitiu um monte de coisas. Uma delas foi chegar a lugares pouco acessíveis às pessoas em geral. Amante da cidade, sempre andei com uma máquina fotográfica na cintura, tipo cartucheira mesmo, pra bater fotos diferenciadas de janelas indiscretas. São Paulo não é uma Paris, ok, mas tirei fotos bem interessantes. De uns tempos para cá, Kledson, um daqueles amigos, começou a me desafiar, clicando paisagens cifradas e mandando para eu identificar.  Modéstia à parte, acerto quase todas. Conheço a cidade como poucos, modéstia à parte 2, nesses quase 62 anos de andanças e pesquisas urbanas. Essa ele mandou mais pelo achado, pela beleza, porque não tem mistério. O prédio à esquerda é o Montreal, na esquina da Ipiranga com...  São João? Nada disso Caetano! Cásper Líbero. Prédio de Niemeyer, com afrescos de Di Cavalcanti no hall e entrada pelas duas avenidas. Meu pai morou nele por quase 10 anos, mas acabou sofrendo a tal gentrificação: os coreanos tomaram conta do prédio, e o aluguel do amplo quitinete que vários coreanos podem pagar, não pode ser pago por um baiano que recebe um salário mínimo de aposentadoria. Nem pensar. Mudou para Sapopemba em 2013, e isso é outra história. O prédio do meio, a garagem da Polícia Civil, vejam só, tomou banho de loja, a "tampa de rosca" está elegante, com emblema e acabamento novos. O da direita é uma ETEC ampla e moderna, em plena "Boca", na Santa Ifigênia. Muito bem-vinda, educação um dia vai nos resolver. Eis São Paulo, que aguarda melhor gestão a partir de 2025. 

Não é drone. Foto do amigo Kledson Jeff Green.


15 comentários:

  1. Meu querido amigo. Sua modéstia te impediu de afirmar que você acerta TODAS. É impressionante, pois algumas são bem difíceis de acertar. Saudade de ter você amigo de trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Também aguardo ansiosamente, melhor gestão para São Paulo em 2025!

    ResponderExcluir
  3. Vamos torcer e trabalhar por isso, ne Ana?

    ResponderExcluir
  4. Coloque mais fotos deste tipo, sr. Brittadeiro!

    ResponderExcluir
  5. Uma foto por post, caro Gerald.

    ResponderExcluir
  6. Olá Nobre Primo, é brilhante e orgulhoso o seu "trabalho" ...
    Quanto a melhor gestão, esse assunto é bem mais delicado ... !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado primo! Ou prima! Quem será que foi? rsrs

      Excluir
  7. Que texto delicioso de ler! Revigora a vontade de lutar pela São Paulo das e para as pessoas e não para os Fundos e Recebíveis (alienígenas sem rosto, coração e insaciáveis, rsrs).
    Que venha uma nova gestão e que a vereança minoritária que defendeu a São Paulo de e para todos nós se torne maioria!

    ResponderExcluir
  8. Acerta TODAS e anda pela cidade sem medo de tirar o celular do bolso pra fotografar!! Definitivamente é um apaixonado por São Paulo! Lindo de ver, e delícia de ler !!

    ResponderExcluir
  9. De fato, você conhece todos os cantinhos de Sampa. Isso me lembra de um cantinho fascinante que nunca soube o que era. O quase palácio na esquina da rua Itambé com Veridiana.

    ResponderExcluir
  10. Querida Érika, amiga há 50 anos! Esse palácio é o "solar da Dona Veridiana", da família Prado, poderosa do café. O solar está lá até hoje, curiosamente arrendado pelo Iate Clube de Santos. Devem dar altas festas lá rsrs. Bj

    ResponderExcluir