sexta-feira, 8 de setembro de 2023

LANCES URBANOS (88)

São Paulo é muito padaria. Qual a sua querida, a do coração, a primeira? A minha primeira padaria fechou há décadas, Lisbonense chamava-se (nome lindo!), na rua Roberto Simonsen, em plena Sé. Depois no Bixiga, Brooklin, Tremembé, Perdizes, outras vieram e foram, padarias com histórias pra lembrar. Em Bento Gonçalves não tem padaria!, diz minha filha que mora lá e sente falta... Ficaria rica se abrisse uma? O Sebrae que o diga... Mas o tema é padarias porque acabei de almoçar em uma das que me servem aqui na Vila Mariana. Que a Rosinha, simpática dona da Gemel, não me interprete mal: gosto muito do seu almoço por quilo, vou sempre, mas quando quero variar, subo na Charme e invariável peço esse prato da foto. Não, não sou de fotografar pratos, ainda mais um singelo "mini-bife". É que acabara de ouvir a conversa de duas atendentes, uma delas em seu primeiro dia de trabalho ali. A conversa era que caminho fazer do metrô até lá... Quem não teve essa emoção do primeiro dia de trabalho, o melhor trajeto a fazer, chegar por aqui ou por ali? Aí perguntei onde ela morava. E ela me respondeu. E eu pasmei. E meu queixo caiu. Guaianazes! O Mapograf mostra: 30km de reta trem + metrô. 60km por dia todo dia. Acorda às 3 da manhã a mocinha, me disse. Vai ser jovem e ter saúde assim de fazer esse trajeto todo dia lá em... Guaianazes!  Sim, ela precisa, mas tem algo errado aí...


2 comentários:

  1. Não há em lugar nenhum lugar do Brasil, padarias melhores que as de São Paulo. Quem discordar que atire a primeira pedra. Sobre a mocinha de Guaianases, ela seria minha ouvinte se ainda apresentasse o De Olho na Cidade, às 5 horas da manhã de segunda a sábado na Rádio Eldorado. Muita gente de lá fazia contato comigo.

    ResponderExcluir
  2. Paguei 10 reais num pingado com pão com manteiga, na Camões. A Camões fica no Bixiga e não era todo mundo que era atendido pelos balconistas... coisas da Bela Vista. O Augustinho antigo dono tinha enquadrado uma reportagem que acusava a Camões de colocar bromato no pão... coisas da Bela Vista. Acordo as cinco todo dia, queria poder ouvir o Geraldo Nunes!

    ResponderExcluir