quinta-feira, 21 de outubro de 2021

LENDO.ORG (47)

Inflação não tem mistério: quem tem poder aumenta preço.  Quem não tem – leia-se, o consumidor – paga.  E como as coisas que mais precisamos são as que todos precisam, a procura é enorme, então, repito, não tem segredo:  dá-lhe inflação.  O engraçado é que quase não se ouve mais falar em “pechinchar”, pedir descontos...  Compramos comodities – leite, gasolina, pãozinho, arroz, feijão, eu ia dizer carne mas isso está mais pra extravagância...  Eu pelo menos não mando no preço de nada... a não ser no preço de livro nos sebos.  Quero ser amigo de todos os donos de sebos, bato papo, mas na hora de arrematar a compra:  amigos, amigos, negócios à parte.  Foi fazer careta quando o sebista falou o preço das memórias do István Jancsó, que o preço despencou na hora!  Ele é um comerciante experiente, sabe que comprador de livro usado assim presencial como eu não é toda hora que aparece, e que eu não ía levar por aquele preço...  Me olhou o João Batista (há 30 anos no ramo, foi vendedor do Brandão), afagou os quatro volumes e mandou:  leva tudo por 100!  Só o livro do historiador era mais que isso...   Deu peninha mas... amigos, amigos, negócios...

E agora biblioteca, quais livros saem pra entrar esses?



2 comentários: