Lembro da Ucrânia nas aulas de geografia no cursinho: lá está o solo tchernozion, as terras mais férteis do planeta, que fazem daquele país um potencial celeiro global. Bem, terras boas para plantio também temos aqui, além de outras semelhanças com aquele país do Leste Europeu: Brasil e Ucrânia têm grande extensão territorial, são países com bandeiras de cores curiosas - que outra bandeira tem um azul e um amarelo tão "cheguei" quando a ucraniana? E agora, a semelhança máxima: aqui elegemos para presidente um despreparado, lá eles elegeram para presidente um comediante (veja AQUI). Uma verdadeira loucura! E agora ficam brasileiros e ucranianos - e o mundo todo - se perguntando: onde vai dar essa aventura?
Volodmyr Zelenski: direto de ator comediante a presidente da Ucrânia. foto: Reuters, in ncbnews.com |
Bem colocada as comparações. E isso prova o que sempre digo, que não é nosso o privilégio dessa fraqueza no conhecimento político. Espero que um dia isso mude no Brasil e no mundo. Sonho com o dia em que os eleitores elejam apenas candidatos que além de preparados sejam extremamente honestos e altruístas com a nação que os elegeram para assumir os mais diversos cargos publicos num Estado.
ResponderExcluirTalvez isso seja uma reação, até inconsciente, do coletivo, contra a visão e postura da classe política, cada vez mais descolada da realidade das necessidades dos seus eleitores. Imaginam-se uma classe privilegiada, acima dos mortais comuns, que estão no mundo para servi-los, quando esperamos o inverso. Essas eleições esdrúxulas podem ser o início dessa reação, ainda descontrolada e inconsciente.
ResponderExcluir