quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

A SITUAÇÃO DO SISTEMA CANTAREIRA (27)

Ontem, depois de um ano e meio, o Sistema Cantareira saiu do volume morto, deixou de usar aquela água abaixo da captação natural do reservatório, e que só podia ser buscada através de bombas. 

Só pra não esquecer, há 10 meses, no dia 31/01/2015, o sistema tinha apenas 5%, considerando todos os volumes mortos possíveis.  Se tívéssemos mais um mês de seca, a coisa seria trágica.  Mas São Pedro teve dó de São Paulo, em Fevereiro e Março choveu bastante acima da média,e desde então todos os meses foram dadivosos em águas...   Fechamos o ano com 29,6% de água nos reservatórios. Não é muito coisa, mas é muito melhor do que há um ano...

No futuro essa situação será lembrada como a primeira de uma série de momentos críticos pelos quais vai passar essa mancha urbana de 20 milhões de habitantes, demandando bilhões de litros de águas por dia. 

Pare pra observar:  essa mancha urbana demanda 4 bilhões de litros de água por dia! Esse número estratosférico pede mais atenção e zelo de todos nós, consumidores e poder público.  Uma nova cultura de água deve surgir, como  mostrou o portal ZNnaLinha em cobertura durante todo o ano de 2015.  (AQUI).

Saiu do volume morto, mas ainda tem o que encher... (foto: Tiago Queiroz/ Estadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário