domingo, 7 de julho de 2013

TREMEMBÉ: "APRAZÍVEL RINCÃO PAULISTANO"

Essa feliz definição do Tremembé é da escritora Maria José Dupret, autora do clássico Éramos Seis, que  morou na r. Dr.José Vicente.  Depois eu inventei  "Tremembé - Terra de Águas e Pedras", que só eu usei mas não tem problema,  define bem esse bairro que até hoje tem pedras em evidência aqui e ali,  e águas aflorando lá e acolá, em cantos cobertos por edificações.

Lancei cinco livros e, diferente dos filhos, que devem ser tratados com absoluta e total equanimidade,  tenho preferência expressa: o livro São Paulo Tramway Tremembé vol. 2 (ainda disponível, pessoal, aqui) é um absurdo de detalhes e histórias minuciosamente amarradas.  Sinceramente, é o filho-livro de que mais me orgulho.

Assim, com conhecimento de causa,  reconheço em Regina Maura Mendonça uma pessoa à qual a memória do Tremembé sempre vai dever muito.   Assistindo ao delicioso vídeo abaixo, sem saber a autoria,  eu já sabia...  "é da Regina Maura!..."  E os créditos finais confirmaram.  Ela é filha de João Pedro Mendonça e de dona Hercy, duas pessoas intrinsicamente ligadas à educação e ao civismo no Tremembé, ao longo de décadas. Dona Hercy foi das pessoas que mais me ajudaram no conteúdo que consegui para os dois livros sobre o bairro.  É do acervo da Regina Maura a maravilhosa foto da capa do  vol. 2. E até hoje ela resgata "novidades antigas"...  Parabéns Regina!  E vamos ao vídeo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário