domingo, 11 de agosto de 2024

LANCES URBANOS (96)

Quem circulava pelo centro nos anos 70 e 80 lembrará de dois prédios icônicos: o Mappin e o São Vito. O primeiro era o paraíso, para não dizer o castelo encantado, das compras. O outro - extremo oposto - era o maior treme-treme da cidade, com milhares de moradores em um prédio de 27 andares, em condições precaríssimas.  Mappin e São Vito, os dois não existem mais. Porém seus fantasmas, hoje, estão ligados umbelicalmente, e vão renascer juntos, numa muito curiosa transformação.  

O antigo Mappin vai ser a sede administrativa do SESC SP

O enorme prédio do Mappin está total em obras pra ser a nova sede administrativa do SESC SP.  E no terreno do edifício São Vito, demolido em 2011, na porta do Brás, está surgindo uma nova unidade do mesmo SESC. A distância entre essas novidades é de menos de um quilômetro. Entre esses dois pontos, estão evidentes todas as mazelas sociais e urbanas que o centro viu surgir e crescer nos últimos 40 anos.  Só que... só que agora tem isso:  o SESC SP investindo forte, trazendo sua sede para o centro. Essa tremenda força indutora, ao lado de tantas coisas que já surgem no centro velho e no centro novo, e de tanta vontade acumulada de ver o centro ressurgir, renascer, resplandecer, não é de dar esperança na gente? Daí a importância de pensar bem no voto, daqui a menos de dois meses.

Onde havia o São Vito, vai surgindo uma nova unidade do SESC SP


8 comentários:

  1. Venha correndo!! (NOVO CENTRO) - não Mappin - Temos muitas jóias no centro velho. Seria uma maravilha se voltasse a ser que era. Só me resta torcer.

    ResponderExcluir
  2. Desisto, já não há mais esperança , nada mais será como antes, melhor Caetanear mas letras da força da grana que ergue e destrói coisas belas. A propósito, o São Vito nunca foi belo. Tinha um amigo que lã morava e um alfaiate que fazia minhas calças de tergal e popeline . Centro velho só no Canal Brasil. Ontem ainda vi Toda nudez será castigada, da Darlene Glória.. RECOMENDO.

    ResponderExcluir
  3. Sim, nada será como antes, será diferente ne querido(a) anônimo(a)? O que importa é ter o mínimo de dignidade, coisa que hoje não existe.

    ResponderExcluir
  4. Lembro-me tanto...
    Passeando pelo centro de SP com minha saudosa mãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi priminha Rita! Há tanto tempo morando em Minas, não esquece da terra natal. Que bom! Bj

      Excluir
  5. Compartilho suas esperanças, caro Britto. Estudei alguns anos no centro e tenho enorme carinho pela região. Oxalá possa florescer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os moradores da cidade anseiam por isso, Felipe. O movimento está crescendo. Se vier uma gestão comprometida, acho que vai dar certo.

      Excluir