sábado, 23 de julho de 2022

LANCES URBANOS (77)

Nasci na rua 25 de Março nº 171, prédio Alice, em 1963. Era atravessar a rua Hércules Florence e dar de cara com o majestoso parque Dom Pedro II ainda florido. Mas veio 1970, as obras do metrô começaram, os ônibus da praça Clóvis desceram para o parque, os jardins viraram terminal de ônibus e a região toda começou a degradar, já são 50 anos de abandono. Por isso vejo com interesse a proposta da prefeitura de parceria público-privada para recuperar essa área fundamental para a qualidade de vida paulistana. O plano propõe grandes modificações. Até o enorme quartel do Exército, em ruínas, seria recuperado (detalhes na matéria aqui). Só que (claro que tem um grande "só que") como coloquei na cartinha de hoje no Estadão impresso, trata-se de um grande projeto de médio e longo prazos. E o agora? E o necessário curto prazo, em um Centro Velho e Novo que está tão decadente, tão caído? Vou dizer, ele está tão abandonado, tão esvaziado, que fica até mais fácil intervir e ir construindo recuperação. Acredito piamente na capacidade humana de se unir, com diálogo, em parceria, e ir construindo coisas positivas. O Centro já teve algo assim nos anos 1990, com a operação Viva o Centro. É nessa linha, envolvendo dezenas de grandes (e pequenos) "players" que ainda estão no Centro, como OAB, CEF, TJ, Associação Comercial, braços culturais do BB e do Santander, UNESP, SESCs, Catedral da Sé, Bovespa (!), etc, etc. É a sociedade civil se mexer e orquestrar a recuperação, sem esquecer o social, que é o calcanhar de Aquiles de qualquer proposta para os Centros. Dá pra fazer. Eu acredito!
Estadão impresso de 23/07/22


4 comentários:

  1. Recuperar???? Recuperar???? Mas só vejo a degradação de tudo.

    ResponderExcluir
  2. É preciso que nossos governantes realizem políticas públicas de forma séria, para o bem da população e da cidade.

    ResponderExcluir
  3. A PMSP nas mãos de PSDB/MDM não tem dado sinais que se importa com a população. A impressão que fica é que só mexem o bum bum para projetos que vão agradar amigos/doadores. Não tenho a mínima confiança.

    ResponderExcluir
  4. Projetos de recuperação do Parque Dom Pedro II existem desde a gestão Marta Suplicy. Lembram-se da demolição do Edifício São Vito para transformar o local em uma praça? Outra coisa, não há como se acabar com terminal de ônibus interligado com o Metrô, Fura-Fila e Monotrilho. O que se pode fazer é modernizar o terminal, torná-lo uma espécie de Estação Rodoviária com cobertura e ar-condicionado e arborizar o entorno da região, além é claro, impedir que o pessoal do Mercadão continue jogando na rua todo o lixo que lá dentro é produzido.

    ResponderExcluir