terça-feira, 20 de julho de 2021

LENDO.ORG (44)

Quando estive no apartamento do editor Gumercindo Rocha Dorea, há quase 40 anos, ele já tinha mais idade do que eu hoje.  E menos livros nas prateleira, porque, consumidor compulsivo deles (sei como é isso), foi muito mais acrescentando do que tirando, até ter quase todo o confortável apartamento na Aclimação tomado de livros. Sei disso porque, em Fevereiro, aos 96 anos, o sr. Gumercindo se foi (aqui)...  Longa vida dedicada a lançar escritores (simplesmente Nélida Piñon e Rubem Fonseca entre eles) e divulgar ficção científica, de que foi um dos editores pioneiros.  Seus filhos Guga (de quem sou amigo há quatro décadas) e Tera me receberam para rever a biblioteca e,  carinhosamente, me presentearam com esses da foto. Não fizeram cerimônia, porque havia ali mais de 7 mil livros, avaliou um neto do sr. Gumercindo. Obrigado! Me proporcionaram a alegria de ter um livro que cobiçava há tempos, Cascalho, de Heriberto Sales, romance ambientado na terra de meu pai, Chapada Diamantina, e Itabuna, Minha Terra!, com essa exclamação mesmo, terra da minha mãe.  Eu sou um baiano produzido em Sampa...   Bem, os mais valiosos livros do seu Gumercindo estão indo a leilão (aqui).  Nos vemos na sala virtual de lances! 

Satisfação dos livros ganhos da biblioteca do sr. Gumercindo.



Um comentário: