quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

LANCES URBANOS (63)

Razões objetivas me fazem dizer que o Tremembé é o bairro mais bonito de São Paulo.  "Defina beleza", você poderá contrapor.  E eu respondo na lata: olha essa foto e me diz!  É que não lembro de outro bairro que conjugue duas coisas importantes.  A 1ª, geográfica: é um bairro localizado dentro de um claro vale, o vale do córrego Tremembé, aos pés da serra e do verde do Parque Estadual da Cantareira.  A 2ª, socioeconômica: as glebas, depois os lotes, dos primeiros assentamentos, no começo do século 20, eram de tamanhos generosos, sendo procurados por imigrantes europeus (sobretudo italianos e alemães), interessados em quintais amplos e áreas verdes no entorno, lembrando suas terras ancestrais.  Resultou nesse "aprazível rincão", assim alcunhado pela escritora Leandro Dupret (de Éramos Seis), ao morar no bairro.  Avisto lá no canto superior esquerdo a casa em que morei por sete anos, no Morro dos Alemães, etc, etc.  A foto é de Fábio Dianno, que diagramou o volume 1 do São Paulo Tramway Tremembé, livro que lancei em 1999.  
Foto de Fábio Diano, obtida no grupo do Tremembé no Face.


3 comentários:

  1. Tremembé é o bairro dos meus sonhos. Não consegui realizar esse sonho. Não consegui comprar um imóvel no Tremembé. Tudo muito caro para minhas condições. Mas consegui um apto com uma varanda de frente para uma área verde que me faz lembrar do Tremembé.E estou bem pertinho do Tremembé.É só uns minutinhos até lá, onde realizo há mais 20 anos atividades de arte-educação-proteção com crianças e jovens.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Oi Jeff! Não. Meu bairro natal é o centro. Morei na 25 de Março até os 10 anos. Depois Bexiga na adolescência. Mas morei exatos 18 anos nesse belo bairro chamado Tremembé.

      Excluir