sexta-feira, 13 de junho de 2014

A COPA OCUPA A COPA! (VII)

Enquanto as potrancas Claudia Leite e Jennifer Lopes tinham 15 minutos de destaque na cerimônia de abertura, a apresentação do jovem paraplégico Juliano Pinto, usando um exoesqueleto desenvolvido pelo neurocientista Miguel Nicolelis, teve apenas 2 segundos -  eu disse DOIS SEGUNDOS - de exibição na TV.  

Quase esqueceram dele...  (foto trivela.uol.com.br)
O governo federal investiu R$ 33 milhões no projeto, passo inicial para que, no futuro próximo, deficientes físicos possam se locomover usando "roupas" inteligentes, que se movimentem a partir de impulsos do gerados pelo pensamento do paraplégico. 

Investimento justo, bastante divulgando nos últimos meses.  Pensei que o chute inicial do jovem e seu exoesqueleto aconteceria com os 22 jogadores já em campo, no momento do início da partida, com todos os focos voltados para ele.  Nada disso!  Ficou escondido no meio cerimônia de abertura, quase esquecido pelas câmeras...  Muito estranho...

Um comentário:

  1. Claro! olha o tamanho daquele trambolho, eu tb esperava isso, que fosse antes do inicio da partida, bom é o que eu entendo como chute inicial. Porem eu esperara algo bem melhor que esse traje ai, não cheguei a esperar um homem de ferro mas algo com muito mais fluidez mais orgânico mais leve e dinâmico, não esse tanque de guerra esse trambolho, isso na verdade faz a cadeira de rodas algo muito mais viável, bom fica pra uma próxima Nicolelis a pesquisa ainda tem muito que melhorar quem sabe em uma próxima copa aqui no Brasil.

    ResponderExcluir