sábado, 7 de junho de 2014

A COPA OCUPA A COPA! (I)

Copa é Copa, sempre aguardada com interesse, sempre capturando as atenções, pelo menos as minhas.  

Em 1974 eu  tinha 11 anos,e talvez tenha sido a Copa que vivi com mais intensidade.  Sabia de cor o nome as cidades alemãs que recebiam os jogos (Dortmunt, Dusseldorf...  quiçá as Cuiabá e Curitiba para um alemão hoje...), colecionei o álbum, e quando vencemos a Argentina nas oitavas de final, fui para a rua Augusta (que Paulista, que Anhangabaú que nada!) fechada para comemorações...   Depois veio a Holanda com seu lindo uniforme laranja e nos despachou de volta pra casa (e olha que eles jogaram de branco...). 


Seleção de 1974: Nelinho, Leão, Luis Pereira, Marinho Chagas, Marinho Peres e Piazza.
Valdomiro, Leivinha, Jairzinho, Rivellino e Paulo Cesar Caju. (foto: mochileiros.tur.br)

1982 foi a maior tristeza concentrada desde o Maracanã em 1950.  Tínhamos o melhor time, só fazíamos golaços... e a cumpridora Itália nos expulsou da Espanha...

1994 foi divertido, jogos disputados...  Vencer os EUA em pleno 4 de Julho lá foi uma coincidência heróica...   Final tensa contra a Azzurra...  Campeões (nos pênaltis é vero) depois de 24 anos!

1998 e o Ronaldo Fenômeno teve aquela coisa estranhíssima na final e a França nos enfiou simplesmente 3!  

2002 fomos penta com grandes jogadores: os dois Ronaldos e Rivaldo não nos deixariam voltar em vão...

2006...  foi o começo do fim do encanto.  Ser desclassificado daquele jeito, com um gol em que o Roberto Carlos ficou arrumando o meião na cobrança do escanteio...  Foi feio, desanimador, em uma palavra: broxante.  (Será brochante?)

2010 tinha Dunga como técnico...  não precisa falar mais nada!

E chega 2014, Copa em casa tão desarrumada, com uma criança mimada como...  como chama mesmo?... Ah, Oscar, como principal armador...   

Que pena não ser mais aquela criança pra torcer forte, inocentemente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário