Precisei chegar aos 6.2 pra usar calça rasgadinha. Quem diria?, gostei. O que era um risco naquele índigo surrado virou um rasgadinho que rápido virou um rasgadão. E o que era incompreensível iluminou-se num estalo: não dê nada por sabido!, que o tempo só apronta com a gente... Nunca entendi essa sem-vergonhice de usar calça assim, furada na coxa ou no joelho. Que breguice! Que desleixo!... Que nada! Não é que areje mais pelo orifício, nada disso. É que simplesmente faz parte, todo objeto usado muda, e o nosso corpo é prova cabal: usamos o corpo e ele vai ganhando as marcas do uso, do atrito do vento, das mãos, do pensamento até (rugas e cãs precoces). Aí, quando o dinheiro abunda e a vontade coça, investe-se em obras de restauração mas... perigo! Pode dar um efeito Paola Oliveira (constrangedor!). Ou seja, não corra pro shopping. Usa a calça até ela acabar, que ninguém tá nem aí com o seu furinho... Depois recicla, que é sustentável (aqui). Gente, a gente muda! Coisas nunca sonhadas, um dia são feitas! Por exemplo: comer chuchu. Ando comendo com prazer e moderação. Interromper um romance por tédio? Muito raro, mas e quando enrosca? Quase dois meses pra chegar na pág. 300, e o livro tem 600! Especialmente quando está ali um Saramago super indicado pela Adri, ou o último do Tony Bellotto, ambientado na caipira (e sexual) Assis... Será que invado 2026 ainda com O Idiota? É, fui do chuchu a Dostoievski, pura desculpa pra falar de coisas que com certeza jamais farei (e você?): usar havaianas, comer pizza de frango com catupiry (heresia!), votar em... em... (cala-te boca!). Os medíocres estão se unindo e vão tomar o Brasil... Medíocres, unidos, jamais serão vencidos! A onda é feia e tá vindo...
![]() |
| Havaianas, nem do Timão vai no pé. (imagem: produto.mercadolivre.com.br) |

Havaianas ainda uso, calça rasgada, só se for desgaste natural.
ResponderExcluirDeus nos livre dos medíocres, ainda mais unidos!
Medíocres isolados a gente sabe bem resolver ne? Agora uma multidão deles, o que fazer? Valeu Ana Maria!
ExcluirAh! Sempre usei calças rasgadas desde que rasguei a primeira sem querer querendo, moda entra, moda sai, e eu recolhendo cacos , recolhendo as costuras e remendando as calças!
ResponderExcluirTudo muda mano!
E você que é artesão, não desperdiça nenhum caco... Obrigado Daniel!
ExcluirCalça rasgada, não. Jamé. Muito menos havaianas, que não quero nada introduzido no meio de meus dedos. Tô que tô com croks. Adoro. Tenho de várias cores. E uso um batom ultra chamativo, que minha revendedora da Natura já sabe qual é. Escrevo e peço: "Pliz, me reserve aquele batom vermelhão de puta velha que nunca sai da boca". Me sinto mais viva do que nunca.
ResponderExcluirAi Flora, já disseram que você é única? Curto um crok, mas só em casa rsrs. Valeu!
ExcluirEu também já achei estranho usar calça jeans rasgada, mas minha estranheza era com o fato de já comprar a calça rasgada e pagar bem caro para isso. Também já percebi que geralmente "pago a língua" a cada vez que digo "jamais".
ResponderExcluirAgora a parte das havaianas e da pizza de frango com catupiry...
Comprar calça já rasgada, realmente é um desses mistérios da humanidade, ne Rosalia? Valeu!
ExcluirO que as pessoas têm contra o chuchu? Gosto do chuchu na salada, com arroz e feijão, na sopa. Adoro chuchu pra chuchu.
ResponderExcluirAh Sérgio, um refogado com pouca carne e muito chuchu, traumatiza a criança rsrs. Não sei dos outros, mas comigo foi isso rsrs. Abração!
ExcluirOiii Primoooo Edu, por ainda não ter chegado aos meus 6.2 continuo a não me imaginar usando calça rasgada no joelho...rsrsr, mas comer chuchu , gosto , calçar uma havaiana, também gosto muitooo, ainda mais com estampas coloridas, como se dizia ou ainda hoje se diz, não sei, " cheguei" ou lisa com a minha cor preferida..rsrsr. O que importa mesmo é estarmos confortáveis e de bem com a vida, nãoé verdade!!. Beijinhos
ResponderExcluirQuerida prima Thereza, paulistana de nascença, soteropolitana de coração e curitibana por decisão... Sim! Estar de bem com a vida é um objetivo a ser buscado diariamente. Só não pode ter aquela pizza no final do dia!! rsrs. Bjs
ExcluirSimmmm, a pizza frango com catupiry nem pensar...rsrsr
ExcluirOlá Estimado Primo “Edu”, com 6.2, eu 6.1, que também cheguei a conclusão que …
ResponderExcluirCalça jeans rasgada, chuchu, pizza de frango com Catupiry, Havaianas e os medíocres …
Fazem parte de nossa caminhada …❗️❣️
Portanto, sigamos com esses “deliciosos” temas que encantam cada capítulo de nossa história e jornada chamada Vida …❗️💕
Querido primo Marcos! Vamos marcar uma feijoada breve, pra você me contar que coisas da sua caminhada você dá um chega pra lá. Deve ter alguma! rsrs. Até breve primo!
ExcluirSempre usei havaianas e não foi por modismo. Sigo a vida usando. Mudar é saudável! “Sempre fui assim” não combina comigo. E vamo que vamo
ResponderExcluirMudar é saudável sim Magda. Mas com moderação. Acho que somos de signos opostos rsrs. Bj
ExcluirAmei o texto. Suave, gostoso de se ler.
ResponderExcluirObrigado priminha Rita! Bjs na turma aí em JF!
ExcluirKk A gente mandava fazer os rasguinhos na calça jeans na época de confecção.
ResponderExcluirNas confecções da Vila Maria e do Brás, ne querida filha? Bjs
ExcluirEu usava rasgada, hj não gosto mais
ResponderExcluirAinda bem! Não combina com o seu momento ne? rsrs. Bjs filhona!
ExcluirTudo pode surpreender. Até o (picolé de) chuchu! Abraços, Britto!
ResponderExcluirFelipe, sabia que na crônica quase vai xuxu? Na enésima revisão, fui ver se tinha acento... e descobri que é chuchu! Santa ignorância! rsrs. Já quanto ao picolé, acho que vai derreter em 26 rsrs. Abração!
ExcluirObras de restauração rsrs aí Britto vc nos faz rir. Obrigada 😊. Abraço da Grazy
ResponderExcluirOi Grazy! Restauração supõe delicadeza... mas o que fizeram com a Paola Oliveira, com a Daniela Dickman, com a Giovana Antonelli? Não é por aí ne? rsrs. Bjs no Romeu e no Miguel.
ExcluirCalça rasgada pra mim não dá nao. Mas entendi o ponto de vista.Havaianas acho ótimo em certas circunstâncias. É tem livro que. . . É chato... xuxu gosto. Pimentão em criança odiava... adulta-adoro! Então... mudo
ResponderExcluirPrezado anônimo (ou será anônima?), ainda bem que não falou da pizza. Que "meda" de você gostar dessa! Essa eu não perdoo! rsrs. Obrigado!!
ExcluirQue os medíocres se consolem em seus guetos
ResponderExcluirGuetos? Eles estão tomando os legislativos de todo o país!... Valeu Cássia!
ExcluirVocê disse: "O dinheiro abunda". Tem rasgão!
ResponderExcluirGeraldo! Você não era assim! Acho rsrs.
ExcluirEntão conjugue o verbo abundar no presente do indicativo.
ResponderExcluirEu abundo, tu abundas, ela abunda... satisfeito, prezado Anônimo?
ExcluirEu já usava calças rasgadas em 1990, foram se desfazendo aos poucos como se bordado em seus rasgos a memória do tempo. Era aquele jeans macio que moldava o corpo, oferecenfo conforto sem pedir nada em troca. Hoje não mais, embora eu esteja sempre procurando me sentir confortável como primeira mecessidade. Porque, afinal , a gente vive enfrentando o desconforto nas ruas, nas relações, problemas não faltam.
ResponderExcluirHavaianas, por exemplo, prometem leveza, mas a mim, causam dor nas solas dos pés; a combinação é boa, porém não me servem como moda, só pra lavar o quintal mesmo.
Seus pensamentos, no seu texto, pairam sobre a preocupação com o envelhecimento e a tomada dos medíocres, lendo ou não O Idiota, o desconforto novamente.
Tudo se renova, tudo se restaura de algum modo. No fim, trata-se de mitigar as perdas, dando-lhes um contorno menos áspero as sensações.
Paola de Oliveira: fez plástica? Não notei, continua bela.
Oi Rosanne! Havaianas pra lavar quintal, de repente, se eu tivesse quintal... rsrs. O Idiota, tô sofrendo mas não largo. Já na página 380, rumo a 2026! rsrs. Quanto à Paolla Oliveira, viu que essa questão foi até tema de uma questão no ENEM de ontem?? Obrigado e bj!
Excluir
ResponderExcluirUm novo tempo...e vamos nos adaptando...calça rasgada?? Nao gosto daqueles rasgos enormes, faltando partes da calça..Só pequenos rasguinhos...discretos. Havaianas, sim....na praia sempre....mas, há outras mudanças por aí... Chuchu....não gosto...
É, já tá duro me adaptar aos novos tempos... vem mais coisa aí? rsrs. Obrigado Áurea!
ExcluirSensacional texto pois na verdade o estado de espírito é que dita a regra não podemos andar porque allgueeeem não vai achar bom ,eu tenho que ser eu pois minha personalidade é única assim como nossas digitais ninguém é igual a ninguém o que trás diversidade de pensamentos ou comportamentos ou usos e costumes tem que ser patrimônio próprio de cada ser pronto falei
ResponderExcluirÉ por aí mesmo! Lembra daquele jingle da US Top? "Liberdade é uma calça velha, azul e desbotada"... Valeu Faro!
ExcluirA mediocridade unidade ou desunida tenho esperanças eternas de serem vencida.
ResponderExcluirUma ótima esperança! Obrigado querido anônimo.
Excluir