Meu olho dominante é o esquerdo. Na beira do lago de Holambra, através da pequena cerca e um graveto fincado na água, fiz vários testes pra confirmar, pois é coisa importante. E tá lá: meu olho dominante é o esquerdo. E o seu? Faça o teste do triângulo, ou da folha de papel, como ensina o dr. Gugou, mas não terá o efeito poético, a epifania de um fim de tarde nublado, chuva ameaçando, e os casais (Holambra é pra casais) rareando em volta do lago. Uma cidade cenográfica, o acrônimo de HOLanda-AMérica-BRAsil. Mas não sei se recomendo a visita, quando me vêm à cabeça Gaza. Gaza, a cidade destruída. Sampa, a cidade construída... e tudo uma desgraça... Gaza cidade é assim, do tamanho do distrito do Tremembé. A faixa de Gaza, do tamanho dos dois maiores distritos paulistanos, que você nunca foi, Parelheiros e Marsilac. A Cisjordânia é nem 4 cidades de São Paulo. Israel é um Sergipe... Gente, é dessa miséria de tamanho de terra que estamos falando! Meu Deus, Brasil, doa uma terra lá no meio da Amazônia, assim do tamanho do Acre, e chama todos os palestinos pra construir um novo mundo, com regras de go-ver-nan-ça e sus-ten-ta-bi-li-da-de (e teve "presidente" que em 4 anos jamais juntou essas sílabas!), regras pensadas com a ONU, com o Banco Mundial ($$) e com a COP30 (dá tempo de pautar!), traz todo aquele povo pra um novo tempo aqui nos trópicos! Se os palestinos não quiserem, chama os israelenses, que cabe (faça as contas) 6 Israéis no Acre! (Olha, meu olho-chefe é o esquerdo, mas não acho que é genocídio. Quiseram me genocidar por isso, mas não acho que é.) Em tempos de IA, deveríamos estar abertos para II, Imigrações Inteligentes. Deveríamos pensar fora da caixinha, ser disruptivos nesse planetinha agonizante! Juntos e misturados, é com a gente mesmo... Agora, se ninguém quiser vir, é uma puta má vontade, que se explodam então! O que importa é que estou feliz, os livros estão nas estantes. Ficaram tão justinhos que 49 sambaram. Assim 20 foram pra amigos-amantes de livros. 3, no momento da guilhotina, alforriados, se salvaram. 26 foram pra AACD e o destino que Deus quiser. Estou numérico hoje? São 1.175. Da Clarice Lispector só tem um. Imigrante, ela era da Ucrânia...
![]() |
| "Para papai, sempre foi mais importante ler do que viver." (Rachel Jardim) |

Parabéns pelos livros! Já fui leitora voraz, hoje estou meio devagar.
ResponderExcluirMas falando de compartilhar território, o correto da Terra seria não existirem fronteiras, mas todos os povos tem sua história de anos sem fim e querem manter as tradições. Me lembro em Madri, passeando com meu filho, fomos parar em um bairro essencialmente muçulmano. E nos olhavam com desconfiança. Então entendi que aonde forem os imigrantes eles não abrirão mão de seus costumes formando um pequeno país dentro de um grande país. Afinal no século passado tínhamos cidades alemãs no Sul em que o idioma falado era o alemão, não o Português Brasileiro ( pra mim é diferente o nosso Português do de Portugal).
Ah, tá todo mundo meio devagar com a leitura, com esse tal de smartphone por perto... Bem, nessa proposta quimérica os imigrantes não estariam sós, estariam bem mixados com brasileiros interessados em integrar, nessa boa conjuntura sonhada... rsrs. Mas, puxa, quem será essa atenciosa anônima?... Obrigado!
ExcluirMuito bom ver os livros nas estantes!
ResponderExcluirAh, você que ama livros, que passou 5 horas seguidas na Martins Fontes semana passada ("na minha cidade não tem livrarias"), sabe a importância disso, ne Ale? Valeu!!
ExcluirVocê deu uma boa ideia. Vamos importar o Netanyahu para destruir os prédios de São Paulo para começarmos do zero como em Gaza. A propósito, ele é sim um genocida e o propósito era e continua sendo exterminar o povo palestino
ResponderExcluirEle é mesmo muito mau, Sérgio. Denigre os tantos e tantos bons judeus que conhecemos. Eu não o queria por aqui não rsrs. Abração!
ExcluirComo é que você organizou os livros?
ResponderExcluirOrdem alfabética de autor? Por nome ou sobrenome? Ou será que por título Em ordem alfabética? Ou do mais querido para o menos importante? Por assunto?
Querido Roberto, está uma biblioteca bem "despenteada" ainda, parafraseando a biblioteca "indisciplinada", do Mindlin (que pretensão! rsrs). Claro que estão juntos os queridos Hesse, Pessoa, Borges, Adélia, Mário, Oswald, Brum... O importante é estar juntos. Já pentear... rsrs. Abração!
ExcluirDireita, esquerda, centro...o que seria bom é se todos pensassem no povo...em melhorias e bem estar....só que não....olham apenas para o próprio umbigo....nas suas ambições de poder...e matam...sem sequer arrependimento.
ResponderExcluirSim, é tudo poder e grana. Antigamente ainda tinha o "com as honrosas exceções"... Hoje parece que nem isso ne? Obrigado Áurea!
ExcluirQue bonito q ficou o espaço para os livros! E vc deixou espaço para novos! E adorei seu texto, de tudo um pouco, tudo "juntos e misturados", dando o "start" pra resposta do leitor e depois pra "contra-resposta" do escritor, rsrs. Mas acho q não vai rolar trazer o povo pra Amazônia, é que segundo o Carlos Nobre, pelos modelos matemáticos, as únicas regiões com condições climáticas de habitabilidade (ultrapassados os pontos de não retorno) serão os polos, os Alpes e os Andes (se não esqueci algum)
ResponderExcluirSim Rosalia, assisti todo o Roda Viva com o Carlos Nobre semana passada. Sinceramente, parecia um Quixote, cheio de otimismo... Mas aí dias depois liberaram a Margem Equatorial para exploração de Petróleo. Que contradição! Como se o nosso futuro pudesse esperar pelas ações do presente que não vêm... Vamos acompanhar a COP30, se não com otimismo, pelo menos para entender bem quem está movendo as peças para onde... Obrigaduuu!
ExcluirNa maioria das vezes o olho predominante é o esquerdo pelo fato de nós ocidentais estarmos acostumados a ler da esquerda para a direita.
ResponderExcluirSabe que sua mensagem me lembrou o livro A Terceira Visão, do Lobsang Rampa? Em inglês "The Third Eye", o terceiro olho rsrs. Lembra? Fez muito sucesso, minha mãe gostava. Mas as capas eram bem sinistras, pra não dizer feias. Eu tinha medo! rsrs. Obrigado Geraldo!
ExcluirComo sempre gosto de ler seus textos.
ResponderExcluirA gentileza é a sua marca, Paulo, e eu gosto muito disso. Obrigado!!
ExcluirAssim como você, meu olho dominante é o esquerdo. Diferente de você, acho que é genocídio. Seria tão bom se, entre semelhanças e diferenças, a humanidade aprendesse a conviver em paz. Excelente texto, Britto, como sempre! Obrigado!
ResponderExcluirEssa convivência pacífica... como é desafiador conseguir! Às vezes até na convivência no prédio da gente ne? Os espíritos andam intolerantes, por qualquer bobagem, que dirá por coisas sérias... Obrigado Felipe!
ExcluirBoas ideias! A Palestina aqui é realmente forte. Abraço
ResponderExcluirPor que não, ne? Abração Gyrons aí em Floripa! Se não é você em Floripa... rsrs
Excluir