quarta-feira, 24 de setembro de 2025

E AÍ? (9)

Tomando banho (melhor lugar) nessa quarta (a Primavera entrou porrete!), me veio a epifania: a IA é o transgênico da década (e o que nos reserva a próxima?).  Eu já tinha lido no jornal (a segunda coisa que faço ao acordar) a matéria da foto. Aí olhei pra cima, a água bateu na cara e assustei! Vamos ter água no futuro? Antes eram os prédios parrudos subindo e ainda sem moradores pra gastar água (e os reservatórios já meio fracos), e agora isso: pra refrigerar os datacenters - a maçaroca descomunal de chips torrando em prédios maiores que shoppings - vai muita água! E energia então? Os quatro primeiros complexos de datacenters de inteligência artificial do Brasil poderão ter juntos o consumo de energia equivalente ao de 16,4 milhões de casas (no G1, aqui). Fala sério! Pra que isso meu Deus?! Para nosso ufano orgulho de dar respostas que nem somos nós que respondemos?? Ontem no Face alguém (um desconhecido, claro) disse que adora o hamburguer com creme de milho de uma lanchonete de grife. Aí eu, besta e metido, comentei que milho não deveria acompanhar prato nenhum...  Pois o tal respondeu num texto longo, cheio de informações e dados sobre... milho. Me desculpei, afinal era só a minha opinião (mal expressa), de que milho não entra em nenhum prato meu. Aí um mais esperto comentou simplesmente: dá-lhe IA!  É, a sabedoria daquele era pura IA!... Bom, me enxuguei, e de soslaio vi os livros recém resgatados das caixas (depois conto), são os meus chips, meio obsoletos, sei, mas meus. E lembrei que a matéria dizia que IA é tipo um google refinado, afinal este apenas entrega links para o assunto buscado, enquanto aquela já analisa e finaliza um texto, poupando o trabalho de leitura e redação. Nisso o google é quase tão analógico quanto a antiga Barsa: sobrava trabalho pra você e pra mim. Agora não, o texto vem mascado e cuspido! E como fica a educação das crianças??  A mesma matéria (se quiser mando o PDF) dá que as bigtechs vão gastar, neste ano, US$ 300 bi (R$ 1,5 tri!), só pra construir os tais datacenters, as usinas atômicas de informações vãs e imagens fake. É mais que o PIB da Bélgica! (lembra da Belíndia, mistura da Bélgica com a Índia que fez sucesso nos anos 90?) E pra que tudo isso meu Deus?! Para o nosso ufano orgulho de... já me repito, puto que estou com a mesma deturpação de foco de sempre, igual à ideia de jerico de levar humanos a Marte, sugando a grana, empobrecendo nosso planeta e poluindo aquele. E aí? E aí que aquela discussão sobre os transgênicos até soa pueril, porque agora o bicho vai pegar! Duvida?

Datacenter da Amazon em Indiana (EUA) (foto: Estadão de 24/09/25)


18 comentários:

  1. Pensei q só eu andava assim, embasbacada com esse suprassumo de nonsense no qual a Vida, o Viver, a Existência, nosso pensar, ver, ouvir, sentir foram submergidos. E pasmei mais ainda qdo li que um dos locais escolhidos para instalação de um data center está na parte alta da cidade de Eldorado do Sul, RS, q sofreu com as enchentes de maio do ano passado, sendo q a população ainda esta na parte baixa da cidade, sofrendo as consequências do extremo climático. Qto à IA (coletânea sem revisão de textos e opiniões recolhidos), a analogia vem a calhar: transgênicos - aquilo q é estéril.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que somos pouco a medir consequências, ne Rosalia? Que peninha... Obrigado!

      Excluir
  2. Até quando assistiremos alguns poucos concentrando tantos recursos enquanto bilhões de seres padecem de falta de alimentos e água? A civilização não deu certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dinheiro e o poder são um eterno empurrar os problemas com a barriga, ne Sergio? Ninguém desacelera dinheiro e poder... Triste. Abraço!

      Excluir
  3. Prof. Roberto Regensteiner25 de setembro de 2025 às 20:29

    “ A civilização não deu certo… “ por enquanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Por enquanto" rsrs. É professor, "devemos guardar pessimismo para dias melhores". Adoro essa reflexão do Frei Betto. Abração!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Vou pedir ao chatgpt pra escrever um comentário inteligente! Quanta água e energia eu gastaria com isso? Será que os apocalípticos estão certos e seremos dominados pela IA em 2028? O fim estaria bem próximo, então. É urgente fazer uma lista de coisas importantes a realizar e jogar fora projetos inatingíveis, como ler Ulisses no original (já tentei várias vezes)

      Excluir
    2. Será que já não somos dominados por ela? Comecei O Idiota, do Dostoiévski. Vai até 2026. Ulisses (Joyce?) no original iria até 2030! rsrs. Abração primo!

      Excluir
  5. Água, nosso bem mais precioso, sendo maltratada por todos....no futuro, teremos água???...não sabemos......a IA ira responder....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Vamos perguntar pro "sabe tudo": teremos água em 2040? Temos coragem de perguntar? rsrs. Obrigado anônimo! Ou anônima rsrs

      Excluir
  6. Gostei do texto.... nem gosto de pensar nessa tal de IA.... sou da metade do século passado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nem gosto de pensar... E também (quase) sou da metade do séc. 20 rsrs. Obrigado Áurea!

      Excluir
  7. Felipe Duarte de Paula30 de setembro de 2025 às 16:49

    Olha, Britto, nem o Aldous Huxley, nem o Ray Bradbury, nem o Orwell imaginariam uma sociedade dessas...Distopia no olho dos outros é refresco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz! Se aproximaram. Reli faz pouco 1984. Talvez cheguemos naquela distopia em 2084... se chegarmos lá. Abração Felipe!

      Excluir
  8. Muito bom! Questionamentos bem apropriados a essa época. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma época de muita ignorância. Abração Gyrons!

      Excluir