segunda-feira, 8 de julho de 2019

SAUDADES... (27)

Na minha cabeça Paulo Bonfim recebeu de Guilherme de Almeida o bastão de Príncipe dos Poetas, ambos paulistaníssimos cultores da tradição piratininga...  Ambos modernistas, mas Bonfim chegou até nós, e toda 5ª-feira às 18h eu me esforçava pra sintonizar na Cultura FM a sua crônica Passeios da Memória.  E como ele tinha memória paulistana pra compartilhar!

Abro o exemplar de Janeiros de Meu São Paulo, autografado pelo poeta em Outubro de 2006 e já na primeira página: Quando cruzo a Praça da Sé tenho sempre pensamento de gratidão para o cacique Tibiriçá, cujos restos mortais repousam na cripta da Catedral. Sem esse antepassado dos paulistas, a cidade não teria sido fundada e eu não estaria aqui tecendo estas conjecturas...   Consigo imaginar bem sua entonação respirada, pausada, dizendo esse trecho...

Esse homem viveu São Paulo como pouquíssimos...  Saudades...
Paulo Bonfim, princípe dos poetas. (1926-2019)
(foto: joaquimdepaula.com.br)

Um comentário: