As capazes e graciosas
Fabíola Cidral e Renata Lo Prete espremeram o ágil e safo prefeito João Doria em sabatina no CBN São Paulo, na manhã de 04/02. Mas uma hora foi
(muito) pouco para tirar todo o suco!
Segue abaixo a síntese da "espremida":
Fabiola, Doria e Renata no CBN São Paulo de 04/02. |
10h59 – Bom dia ao prefeito.
11h05 – LOCAL DA SABATINA
CBN: Por que não quis o encontro na livraria Cultura, com público ao vivo?
Prefeito: Por causa da “logística complicada”. Quer um debate positivo, não ideológico nem político. É mais importante atender aos milhares de ouvintes, do que 200 pessoas no auditório.
11h06 – CARNAVAL
CBN: Como vão controlar 20 mil pessoas no Carnaval da Vila Madalena?
Prefeito: São Paulo tem carnaval não só na Vila Madalena, tem na cidade inteira. No Baixo Augusta não haverá limite de pessoas, irá do eixo Consolação até o Anhangabaú, região comercial, não tem problema. Já a Vila Madalena é residencial, não dá pra colocar mais de 20 mil pessoas lá
CBN: Como controlar?
Prefeito: Não é cirúrgico, não será feito com absoluta exatidão. Em conjunto com os blocos, foi estabelecida uma média de 20 mil foliões.
11h09 – CIDADE LINDA
CBN: Os prefeitos anteriores fizeram ações de embelezamento. Qual a garantia que esse frenesi tem sustentabilidade e vai permanecer?
Prefeito: “Lá garantia soy yo!” (risos). O Cidade Linda será o ano todo. Todos os fins de semana, sem exceção. Quando o prefeito viajar e não puder, o Bruno (secretário de Prefeituras Regionais) acompanha. As 32 prefeituras regionais farão o Cidade Linda nas suas regiões, com a participação das pessoas.
CBN: Por que resolveu começar pelo centro?
Prefeito: Tudo tem planejamento, o Cidade Linda vai do centro para a periferia. O programa Calçada Nova vai da periferia para o centro.
CBN: E os buracos?
Prefeito: Os buracos são outro programa, o de tapa-buraco. As chuvas têm prejudicado, não dá conta... A estrutura está sendo melhorada. Herdamos 300 mil buracos. Já foram fechados 100 mil, e tem os novos. Precisamos melhorar a qualidade do asfalto, principalmente pelas empresas que prestam serviços, Sabesp, Comgás. Vão ter que fazer um remendo mais caprichado.
11h17 – FISCAIS
CBN: Não tem que ter mais fiscais da prefeitura?
Prefeito: Não. Eles têm é que trabalhar. Tem o olho vivo da população. Os prefeitos regionais têm que ver o Bom dia SP e outros programas, para correção dos problemas o mais rápido possível. Temos que usar tecnologia, usar geolocalização.
11h19 – INICIATIVA PRIVADA
CBN: Até quando o setor privado vai aceitar assumir funções do poder público, sem querer contrapartida?
Prefeito: Que eles sejam solidários com a cidade. O município não tem dinheiro. Tenho feito apelo, tenho dito: SP é o maior mercado de consumo de vocês. Tá na hora de devolver para a cidade, com amor, com cidadania. Amanhã a resposta da população será mais consumo. Não tive nenhum não até agora.
CBN: A empresa que vai reformar banheiro no Ibirapuera tem uma questão com o Parque Augusta. As pessoas vão acreditar que elas não vão pedir trocas? As empresas são boazinhas mesmo?
Prefeito: Condenável seria fazer e não citar, esconder. Tudo está claro, por exemplo com a Cyrella. Sem contrapartida. Tenho telefonado. Lançamos o programa Marginal Mais Segura, precisamos de mais veículos. Liguei para o Eduardo Souza Aranha, para doar 10 veículos Mitsubishi. 2 dias depois ele disse ok. Custo zero. E estou falando o nome da empresa. Depois liguei pra Honda. Ao vice-presidente pedi 20 motos. As empresas fazem porque querem.
11h26 – VELOCIDADE NAS MARGINAIS
CBN: O prefeito tem um apoio popular para as mudanças da velocidade nas Marginas. Alguns especialistas discordam. O que é mais importante: ouvir o público, ou ouvir os especialistas?
Prefeito: Ouvir os dois. Ouvir os técnicos da CET.
CBN: Se houver aumento de acidentes, vai retornar?
Prefeito: Não tenho compromisso com o erro. Se for necessário, sim. Foram feitas melhorias em lombofaixas. Estamos fiscalizando as motos mais especificamente, com marronzinhos. 80% dos acidentes são com motos.
11h31 – PAUSA
11h34 – TRANSPORTE PÚBLICO
CBN: Por que não utiliza ônibus?
Prefeito: Vamos pegar ônibus nessa 2ª-feira. De surpresa. A imprensa será avisada com uma hora de antecedência.
CBN: Vai elevar a velocidade em outras avenidas?
Prefeito: Não, serão mantidas.
11h35 – GRAFITE X PIXAÇÃO
CBN: O sr. se sente credenciado para definir o que é grafite e o que é pixo?
Prefeito: Isso é ridículo, isso é uma bobajada. Estamos removendo pixaçáo. Vou agir com firmeza. Grafiteiro não tem nada a ver com pixação. Anunciou o Museu de Arte de Rua, com 5 grandes eixos.
CBN: No meio artístico estão chateados com a forma como as coisas estão acontecendo. A preocupação é que isso vire uma batalha com os pixadores. Quanto vai se gastar para apagar as pixações sucessivas?
Prefeito: Nós vamos gastar o que for necessário para proteger o patrimônio da cidade. Já tem 32 pixadores presos. Vão ser processados. Não vai ter moleza. Pixador, ou muda de profissão, ou muda de cidade. As policias, até taxistas, vão fiscalizar. Todos os pixadores são bandidos. Os grafites retirados estavam mutilados.
.
11h40 – OCUPAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO
CBN: A marca da gestão passada foram as ruas abertas. Mas tem mudanças em algumas coisas, nos foodtrucks na Paulista, por exemplo. Tem mudança nas suas prioridades?
Prefeito: Aqui não é terra de ninguém, aqui é uma cidade, tem que ter ordenação, não é fazer o que quer na hora que quer.
CBN: As pessoas aqui geralmente não usam o espaço público. Com essas medidas não podem dar um passo atrás, no uso do espaço pelas pessoas?
Prefeito: Não se pode fazer baile funk numa área residencial, ainda que se considere o funk uma manifestação cultural. Você não pode fazer o que quiser, mesmo em nome da liberdade.
11h43 – REMÉDIOS
CBN: Como ficarão as farmácias nas UBSs? Por que esse acordo com grandes redes, que não estão na periferia. Vão fechar as farmácias nas UBSs? O que vai acontecer com os funcionários?
Prefeito: Saúde é o problema mais grave da cidade. Estamos resolvendo com o Corujão da Saúde o problema dos exames, 43 hospitais do setor privado conveniados, pagos pela tabela do SUSs. Quanto aos remédios – é um grave problema, quando vou ás UBSs o primeiro lugar que vou é à farmácia. E de lá já ligo pro secretário. Estamos caminhando para uma operação de capilarização de distribuição. Não vai haver dispensa de funcionários, eventualmente serão aproveitados nas farmácias privadas. A capilaridade das redes de farmácia é na cidade inteira. São 14 grandes redes. Tem farmácias em toda a cidade. Sim, tem uma boa chance de ser implantado o programa de distribuição de remédios nas farmácias particulares. Em horários mais amplos. Não é que vai fechar farmácias, vai abrir. Em vez de 40 farmácias nas UBSs, serão 400.
11h48 – LEVE-LEITE
CBN: Vai acabar o programa Leve-Leite?
Prefeito: Não, vai ser requalificado. Tem gente vendendo. Vai receber quem precisa. Vamos estabelecer a mudança de idade para receber. Um rapagão de 15 anos não tem que receber leite.
11h50 – 4 ANOS
CBN: O senhor admite deixar a prefeitura para concorrer a governador?
Prefeito: Fui eleito pra ser prefeito 4 anos. Vou prefeitar por 4 anos. Mas eu sou rápido, a cidade tem urgência e tinha perdido o senso de urgência. “Serei prefeito 4 anos”. Minha inspiração é Michel Bloomberg (ex-prefeito de NY) e Geraldo Alckmin.
11h54- TEMAS RÁPIDOS
- A tarifa permanece R$ 3,80 nesse ano. Três anos de recessão, não dá pra aumentar.
- Aplicativos Uber. É preciso ter cuidado, tem que ter regulamentação adequada. Tem que ter equidade entre taxistas e uberistas (aplicativos). São 50 mil motoristas com aplicativos e 38 a 40 mil taxistas. A maior ajuda para essa categoria é a economia melhorar. Outra ajuda é diminuir o peso das taxas. Algumas serão reduzidas, por serem injustas.
- Inspeção veicular: Estamos estudando, não sou contra. Nós não vamos cobrar pela inspeção. Mas está em estudos, junto com o governo do Estado.
- Relação com a Câmara Municipal: Confio na Câmara Municipal, no Milton Leite (presidente da Câmara) e no Mario Covas Neto (foi candidato à presidência da Câmara, do partido do prefeito).. Foi uma decisão da câmara (a definição por Leite).
- Mudança da CEAGESP: Sou totalmente a favor. Não tem condição de permanecer onde está. Tem que ir pra uma área que desobstrua as marginais e resgate a região atual da deterioração. E vai melhorar a situação dos permissionários, junto ao Rodoanel.
Momento impagável: o prefeito ironizando as manifestações dos "especialistas": "Eu amo os especialistas! Vamos ver o que os especialistas disseram..."
Muita coisa ficou por falar (transporte público, parques, educação, moradores de rua, cracolândia, etc). Quem sabe na próxima sabatina...
Nenhum comentário:
Postar um comentário