quarta-feira, 30 de setembro de 2015

A SITUAÇÃO DO SISTEMA CANTAREIRA (26)

A situação permanece grave, as chuvas da última semana pouco refrescaram.  Em 23/09 o sistema Cantareira operava em - 13,1%.  Hoje, 30/09, está com - 13%. Quase nada mudou, continuamos avançando forte no "volume morto". 

Enquanto isso o Estadão (aqui) informa que o governo do Estado adiou hoje a inauguração da interligação do braço Rio Grande da Billings para recompor o sistema Alto Tietê, em situação ainda mais crítica que o Cantareira (com 15% de sua capacidade, não tem "volume morto" pra se socorrer...)

É por estarmos nessa situação de grande risco em termos de segurança hídrica, que diversos coletivos consideram indevida a premiação do governador como gestor da crise hídrica.  Uma petição pública está no ar para repudiar essa premiação, aqui.  

É simples: a crise hídrica, que veio para ficar, terá que ser enfrentada com uma "nova cultura da água". É preciso uma nova forma de gestão, que pense muitas outras coisas que não apenas obras.  Por exemplo, evitar a perda de águas subterrâneas que jorram nas ruas da cidade, como na foto abaixo.

Em tempo: Em esforço para entregar a obra ainda no mês de Setembro, a Sabesp acelerou os reparos e conseguiu inaugurar a interligação no fim da tarde. Veja aqui. 

Água cristalina que brota do subsolo e corre pro bueiro, na alameda Franca (09/2015)
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário