quinta-feira, 25 de julho de 2019

SAUDADES... (28)

Mais do que Harrison Ford ou Daryl Hannah, para muitos Rutger Hauer é o protagonista do filme Blade Runner - O Caçador de Andróides.  Houve um casamento perfeito entre o seu tipo físico forte, ariano, e o temperamento rigoroso, centrado, do personagem.  Parece que nenhum outro ator emprestaria um carisma tão elevado a esse filme que é reconhecidamente um clássico da indústria do cinema.  Se é verdade que  meu personagem preferido sempre foi a replicante Rachael, desempenhado por Sean Young, o fato é que essas são questões bizantinas:  assisti o filme no cinema 6 ou 7 vezes, arrebatado pela trama futurística, pelas leituras múltiplas que ele desperta, pela riqueza técnica, pela música espetacular de Vangelis... e pelo encaixe perfeito do elenco. 

O filme foi lançado em 1982, e descrevia uma sociedade distópica, decadente, em que os grandes grupos de poder dominam o planeta, o meio-ambiente está totalmente degradado, os animais são clonados e os mais ricos fogem, indo viver em outros planetas... Essa sociedade rolaria 37 anos depois, em Novembro deste 2019.  Acontece que neste Julho morreu Rutger Hauer. 

Blade Runner é o filme da minha juventude, assim como  Horizonte Perdido foi o da infância, e  Embalos de Sábado à Noite (fazer o que?) o da adolescência. Assistidos mais vezes do que seria sensato, para quem não entende que nós somos muito os filmes que mais gostamos...  Ou não somos?
Rutger Hauer (1944-2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário