segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

DEU NO IMPRESSO (2)

Está acabando minha degustação da Folha de S. Paulo. Felizmente...  Quem aguenta ler dois jornais diários?  Nem é saudável fazer isso, ainda mais com a Folha soltando tanta tinta na ponta dos dedos... O Estadão solta menos, o que combina com a percepção que tenho, de que o design gráfico do Estadão é mais leve, a página menos poluída...

Fico tentado a comparar os jornais, as duas potências impressas do país... O que compete com eles, em formação de conteúdo diário?  Aí me desafiei a compará-los lendo as duas edições dominicais... Pura loucura: é viável ler 130 páginas de conteúdo (66 da Folha, 64 do Estado, sem contar a revista da Folha)??  Só pra entender a página 6 da Folha, com o infográfico das 5 alternativas para Lula após o julgamento, tomaria o Domingão inteiro!

Os dois têm ótimos colunistas e articulistas.  A questão é: quem acostuma com Eliane Cantanhêde não vê vantagem em ler Janio de Freitas ou Élio Gasperi, ainda que esses sejam mais experientes em Política.  Em Esportes um tem Juca Kfouri, PVC e Tostão.  Mas sabe que não troco os três pelas crônicas deliciosas do “boleiro” Ugo Giorgetti?  Bem, Ruy Castro é um patrimônio que a Folha sabe que não deve liberar.   Mas ai do Estadão se um dia vender o passe do Oscar Quiroga!  Vou junto!

E a Folha não tem mais o Angeli!...

Nesse Domingo a Folha tinha mais matérias legais que o rival:  3 páginas sobre a cicatriz aberta da Boate Kiss completando 5 anos, a entrevista com Washington Olivetto ("O Brasil, infelizmente, continua mal-educado"), a automação que vai afetar a carreira de 16 milhões de brasileiros...   Ainda que o Estadão trouxesse 2 páginas sobre a mostra do artista plástico Basquiat, e uma curiosa página sobre uma "Brasiliana" que vai ser aberta numa universidade de Washington, com 58 mil livros e itens sobre o Brasil, doados por um Manoel de Oliveira Lima de quem nunca ouvi falar! Vale ver aqui.

Bem, o comercial não tá fácil pra ninguém:  os dois veículos trouxeram no 1º caderno uma página dupla da Ultrafarma.  Garota propaganda: a graciosa Mariana Godoy.  Dei atenção!


Esses dias têm confirmado a visão que tenho da Folha: um jornal mais jovem, com uma pegada mais "mundana", aberta ao que rola... É meio a cara do UOL, a ponto de na página Saúde + Ciência trazer a matéria de destaque: "Transplante de fezes é testado para obesidade".  Putz, não consigo ver o Estadão entrando assim de sola na vida da gente... Sigo com ele...

Comparando Estadão e Folha de Domingo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário